terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Você Sabia?

10 curiosidades sobre o uso de agrotóxicos

1. Os agrotóxicos são produtos que podem ser de natureza biológica, física ou química. Eles são utilizados com a finalidade de exterminar pragas ou doenças que prejudicam o desenvolvimento da agricultura.
2. Os primeiros agrotóxicos surgiram em 1938. Os produtos eram feitos à base de cloro. Como eram prejudiciais ao meio ambiente, agrotóxicos clorados como o DDT foram proibidos na década de 70.
3. Os agrotóxicos à base de fósforo surgiram em 1950. Eles também eram bastante tóxicos aos seres humanos e, em grandes doses, podiam até mesmo destruir o sistema nervoso.
4. Existem três tipos de agrotóxicos. Os pesticidas, ou praguicidas, combatem os insetos em geral. Já os fungicidas têm o objetivo de atingir os fungos, enquanto os herbicidas matam as plantas daninhas ou invasoras de outras culturas. Eles podem ser orgânicos ou inorgânicos.
5. Os pesticidas agem sobre os ovos (ovicidas), as larvas (larvicidas), sobre os ácaros (acaricidas) ou formigas (formicidas). O efeito dos agrotóxicos decorrem da ingestão (quando a praga come o produto impregnado na planta), do desenvolvimento microbiano (quando o produto contém microorganismos que atacam a praga) ou pelo simples contato da praga com o produto.
6. Quando ingeridos pelo homem, os agrotóxicos causam problemas de saúde. Os inseticidas clorados, por exemplo, provocam lesões no fígado e nos rins, e, em doses mais altas, podem levar à morte.
7. Já os inseticidas fosforados provocam excesso de transpiração, salivação abundante, dores abdominais, vômito e diarreia. Os inseticidas constituídos de carbono, usados na agricultura para matar pulgões, provocam a morte mesmo em quantidade mínima.
8. Os inseticidas botânicos, usados em residências para matar mosquitos, são mais fracos, mas podem desencadear alergias e asma.
9. Os herbicidas em doses pequenas são capazes de causar fibrose muscular e impossibilitar a respiração. Já os fungicidas podem provocar câncer.

10. Além de atingirem os órgãos, os agrotóxicos podem causar alterações nos aparelhos humanos, como o nervoso e o circulatório. Atualmente, existe a preocupação de alterações na quantidade de células, que resultariam em tumores. Outra grande questão é a da alteração molecular, ou seja, os agrotóxicos atuariam no interior das células humanas. Para eliminar o excesso de elementos tóxicos no organismo é aconselhável a ingestão diária de grande quantidade de água. A alimentação rica em fibras também ajuda a limpar o corpo dos resíduos nocivos à saúde.
Fonte:http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/3050/1/ecologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.