terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ministério da Educação abre inscrições para o Fies

Os candidatos terão até 30 de abril para fazer a solicitação no site do programa do Ministério da Educação (MEC). Usuários relataram falhas


Neste ano, o prazo de inscrição no Fies foi limitado a pouco mais de dois meses. Governo realizou mudanças em 2015
O Ministério da Educação abriu ontem as inscrições para os interessados em participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo federal.

Os candidatos terão até 30 de abril para fazer a solicitação no site do programa. Alguns internautas relatam problemas para acessar o site do programa.

Neste ano, o prazo de inscrição foi limitado a pouco mais de dois meses, ao contrário de anos anteriores, em que o estudante de instituição privada de ensino superior tinha até junho para pleitear um financiamento para o primeiro semestre.

Por meio de uma portaria publicada ontem no Diário Oficial da União, o MEC prevê que a redução do repasse das mensalidades do Fies para as instituições privadas “aplica-se somente ao exercício de 2015”.


No final de 2014, o MEC decidiu pagar apenas oito e não mais 12 parcelas como era antes.

Novas regras
No final do ano passado, a pasta publicou novas regras para o programa de financiamento estudantil e reduziu o fluxo de pagamento a escolas privadas - o que resultou em críticas e reações do setor. Entidades fizeram sucessivas reuniões com o MEC para tentar reverter a decisão.

Agora, o texto explicita que a redução de repasses não se estenderá para os próximos anos. “O art. 33 da Portaria Normativa MEC (...) aplica-se somente ao exercício de 2015”, afirma trecho da portaria, assinada pelo ministro Cid Gomes (Educação).


Indicadores
A portaria diz ainda que, para a concessão do financiamento, serão utilizados “indicadores de desempenho e de qualidade de instituição de ensino superior aderentes ao Programa”. A norma, no entanto, não detalha quais são esses critérios.

Segundo o texto, essa exigência será detectada “mediante implementação de mecanismos específicos no SisFies” (sistema em que os estudantes solicitam financiamento). (Folhapress)

SERVIÇO

Para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),
acesse:
Site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.