sábado, 7 de fevereiro de 2015

Pilates promove o bem estar, fortalece os músculos e ainda é indicado para o tratamento de doenças

A cada dia que passa, as pessoas têm aderido mais ao pilates, e os bons resultados tornaram o método uma referência quando o assunto é saúde


A busca pelo equilíbrio muscular e mental. Este é um dos principais objetivos do pilates, técnica de exercício e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. A cada dia que passa, as pessoas têm aderido mais ao método e os bons resultados o tornaram referência quando o assunto é saúde.
E os benefícios são incontáveis. Atualmente, o pilates é indicado, inclusive, para pacientes que sofrem de diversas doenças, sejam elas do coração, de coluna ou até casos de câncer.
Há muito tempo que os tratamentos deixaram de ser baseados apenas em medicação. As enfermidades precisam e estão sendo tratadas, cada vez mais, com a união das recomendações médicas e práticas esportivas, principalmente o pilates.

Como funciona
O pilates é uma técnica de reeducação do movimento do corpo que visa trabalhar todos os músculos. Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, por meio de movimentos suaves e contínuos.
Uma das maiores preocupações é a concentração, o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo, como abdômen, coluna e pelve.
A técnica é uma mistura de força e flexibilidade, que auxilia na melhora da postura do praticante, alonga e tonifica os músculos sem exagero, tal como é feito na musculação. Os exercícios são voltados para a qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando a pessoa revigorada.
Basicamente, o método baseia-se em princípios que promovem uma movimentação mais espontânea e consciente, tais como o centro de força, a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
Os exercícios podem ser feitos no solo, com a ajuda de acessórios, ou em equipamentos como Reformer, o Cadillac e a Chair . Encontre o que precisa na ShopFisio .

Benefícios imediatos- Melhora da postura
- Tonifica musculatura profunda do abdômen
- Trabalha na percepção do corpo e da mente
- Previne e recupera lesões
- Melhora a circulação sanguínea
- Alivia tensões e reduz o estresse
- Melhora a área de movimento das articulações
- Deixa a coluna mais forte e flexível
- Aumenta coordenação motora e equilíbrio
- Melhora mobilidade e agilidade
- Melhora a circulação sanguínea
- Corrige sobrecargas e alinha os músculos
- Complementa o treino esportivo
- Melhora o visual do corpo e a autoestima

Tratamento de doenças
O pilates tem sido cada vez mais indicado para atividades terapêuticas. A técnica é recomendada para o tratamento de diversas patologias, tais como correção da postura, sedentarismo, estresse e outros problemas.
Além disso, segundo especialistas na área, o pilates é um dos melhores métodos no tratamento de problemas na coluna vertebral, de lombalgias e hérnias de disco. E o resultado é rápido, sendo que a melhora já pode ser observada nas primeiras sessões.
A técnica é também indicada para o tratamento de problemas respiratórios, como asma, já que os exercícios auxiliam na melhora da respiração.
Para idosos, os resultados também são muito satisfatórios, sendo o pilates considerado a técnica favorita da terceira idade, que precisa estar com sua coordenação motora sempre ativa.

Doenças do coração e câncer
O pilates tem sido muito indicado para pessoas com problemas de coração ou que lutam contra o câncer. Isto porque os pacientes normalmente sofrem com a perda de massa magra e a força muscular, pela debilidade causada no uso das medicações.
Esta perda, típica dessas situações, compromete a funcionalidade do paciente, e a reabilitação física ajuda a pessoa a suportar o esforço. O pilates age melhorando a qualidade de vida destes pacientes, reduzindo os sintomas da doença cardíaca e possibilitando a redução do número de internações hospitalares para pacientes com câncer. Além disso, há indícios de que ocorre um aumento da sobrevida e da autoestima.
A reabilitação provocada pelo pilates também respeita etapas de recuperação e pode ser usada em vários momentos do tratamento, especialmente no momento de recuperar as pessoas para suas atividades do dia a dia.

Problemas de colunaOs exercícios de pilates são indicados para pacientes com quadros de hérnias de disco, espondilóise, protusão discal e desvio posturais, como escoliose, cifose e lordose.
Neste âmbito, é recomendado o fortalecimento do abdômen e alongamento dorsal mediante o uso de equipamentos para quem possui lordose. Já para pacientes com escoliose, é necessário um cuidado ainda maior, também com fortalecimento de abdômen e das costas, e alongamento da cadeia lateral.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.