segunda-feira, 30 de março de 2015

Como seu cérebro supera o fim de um relacionamento

  (Foto: Linda Tanner / flickr/ creative commons)

Pode não parecer logo após um fora: mas pesquisas indicam que somos, sim, muito bons em superar fins de relacionamentos. Essa revisão de estudos provou que nossos cérebros são 'programados' para superar a perda de um ser amado - e buscar outro rapidamente.
Segundo um dos autores da pesquisa, Brian Boutwell, da Saint Louis University, nosso cérebro tem um mecanismo, desenvolvido a partir da seleção natural, para nos tirar de situações tumultuosas o mais rápido possível. Ou seja, a ciência prova o que sua avó já sabia: o tempo cura.
Para chegar a essa conclusão, além de revisar pesquisas passadas, os cientistas analisaram imagens do cérebro de homens e mulheres que se diziam extremamente apaixonados. Nesses casos, foram notadas atividades em áreas cerebrais associadas com o prazer - as mesmas ativadas pelo uso de drogas, por exemplo. Com isso, os pesquisadores acreditam que essa reação inicial pode ser associada com os primeiros momentos da paixão, a atração física. Mas que o processo reverso acontece quando terminamos o relacionamento.
O estudo também questiona a ideia de que humanos são monogâmicos por natureza. O fato de superarmos rapidamente o fim de um relacionamento seria mais uma prova de que somos programados para ter mais de um parceiro - e que a vida em casal é uma invenção da sociedade.
Com isso pesquisadores esperam poder ajudar não só pessoas a entender melhor como funciona o fim do sentimento, mas também que essa compreensão previna o fim de relacionamentos que estão funcionando.
Via The Daily Beast
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2015/03/como-seu-cerebro-supera-o-fim-de-um-relacionamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.