quinta-feira, 26 de março de 2015

Unidades de saúde poderão coletar provas de violência sexual, determina portaria

Ministério da Saúde

Portaria Interministerial autoriza que estabelecimentos de saúde credenciados possam colher provas de violência sexual. Antes desta medida, a atribuição era apenas da segurança pública. A portaria foi assinada nesta quarta-feira, 25 de março. Dessa forma, os exames necessários para a comprovação da violência podem ser feitos logo no atendimento médico.

Reduzir a impunidade e garantir um atendimento humanizado à vítima é o objetivo da nova regra. Quando ocorrer o abuso sexual, os vestígios devem ser coletados nas primeiras horas. No Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Amazonas, Minas e Santa Catarina esta medida existe por força de acordos locais. Agora, isso será expandido a todos os Estados.

O credenciamento dos locais onde poderão ser feitos os exames começará a ser feito nos próximos dias, mas não há prazo para a conclusão do processo. Haverá treinamento nas unidades cadastradas, segundo o governo federal. O País conta com 402 postos de atendimento especial às vítimas de violência sexual e o credenciamento deve começar por eles.

Assinam a Portaria o Ministério da Saúde e a Secretaria de Políticas para Mulheres. Ela deve ser publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de hoje,, dia 26, quando receberá um número específico.
Fonte: Blog do Lindomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.