terça-feira, 5 de março de 2013

A ESCOLHA CERTA É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO PROFISSIONAL


Como escolher a profissão

Por volta dos 17 anos, adolescentes têm o desafio de escolher a carreira que irão seguir. Nessa hora, a orientação vocacional pode ser um instrumento valioso
EDIMAR SOARES
Jéssica Dias está em dúvida entre as carreiras de Jornalismo e de Direito

A dúvida da escolha da profissão atormenta muitos adolescentes. Para oferecer mais informações acerca das profissões e auxiliar os alunos na escolha, os colégios oferecem serviços de orientação vocacional. Andréa Leão, psicóloga educacional do colégio Christus, afirma que “quanto mais informações e apoio (ao aluno), maiores as chances de uma escolha mais acertada”.

Preferências

Ela explica que a preferência por certas disciplinas como Português ou Matemática é apenas um dos critérios da escolha, e que “não deve ser o único nem o mais importante”. “Deve-se focar mais especificamente no exercício da profissão, nas funções e nas atividades que este profissional desempenhará no futuro”.

Para a psicóloga educacional do colégio Farias Brito, Helcine Nobre, autoconhecimento e informações são as peças-chave para se fazer uma boa escolha. Ela afirma que, em um primeiro momento, o ideal é conversar com pais, amigos e familiares sobre assunto para especular as possibilidades.

“Depois se deve investigar as opções de carreiras que o mercado oferece e esmiuçar as atividades do profissional de interesse”, afirma Helcine. A psicóloga acrescenta ainda que a visita a profissionais em ambiente de trabalho aproxima o aluno do cotidiano da carreira e o ajuda a definir melhor a decisão.

Dúvidas

De acordo com Helcine, não há como eliminar todas as dúvidas dos jovens. Mesmo com a orientação vocacional, ainda há pessoas que não conseguem definir qual carreira seguir. “Nesse caso, a única opção é continuar orientando o aluno até que ele se encontre em uma profissão”. Segundo a psicóloga Andréa, caso o aluno não se decida na orientação profissional escolar, ele é encaminhado para uma orientação profissional clínica.(Jornal O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.