A Última Ceia
O ser humano é
rico na sua diversidade cultural.
Vemos aqui três obras de arte retratando o mesmo
tema, com cenas semelhantes, magnificamente elaboradas por grandes mestres da
pintura e, ao mesmo tempo bastante distintas de acordo com aspectos culturais
dos séculos em que foram criadas.

A Última
Ceia (1495-1497)
Leonardo da
Vinci - Refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie, Milão -
Itália
Leonardo da Vinci (1452-1519), em sua época, retrata a
Última Ceia com todos os apóstolos sentados e posicionados como para uma seção
de fotos. Podemos perceber a existência de uma perspectiva, no quadro, que
aprofunda a cena no seu ambiente e abre janelas que nos possibilitam ver além da
cena principal. Todas as linhas da perspectiva se encontram na cabeça de Cristo.
Esses são alguns códigos do Renascimento. O ser humano, nesse período, nutri-se
de grandes esperanças.

A Última
Ceia (1828)
Mestre
Athayde - Refeitório do Colégio Caraça, Minas Gerais - Brasil

Na
obra de Manoel da Costa Athayde (1762-1830), podemos ver a cena da Última Ceia
como se fosse uma festa. Tudo parecido meio desorganizado, obscuro, sem o
equilíbrio do Renascimento. Existem olhares que seduzem e olhares de fé. Este é
o princípio básico do Barroco: a dualidade (céu e terra).
As cores utilizadas
são típicas do barroco mineiro: o vermelho (quente) e o azul (fria). Existem
apóstolos colocados de cotas e outros de pé. A sensação é espontaneidade, como
se chegássemos naquele instante àquele lugar. Não existe uma saída. As janelas
ou portas retratadas não levam a lugar algum. A perspectiva é pequena para
todos.

A Última
Ceia (1955)
Salvador
Dali - Galeria Nacional doe Arte ashington DC - EUA
Na obra
moderna do Surrealismo, de Salvador Dali (1904-1989), temos a sensação do
espiritualismo da cena. Algo sobrenatural se rompe, um tronco sem cabeça e com
braços abertos em uma grande janela sextavada. Uma alusão à Ressurreição. A cena
se funde com o primeiro plano entre água e céu, corpo e paisagem. Através do
corpo de cristo flui um barco que se ancora nesta mesa.
A toalha branca ainda
mantém os vincos de bem guardada. Todos os apóstolos estão posicionados de
cabeça baixa, reconhecendo a autoridade de Cristo, o único a se posicionar com
altivez. Duas metades de um pão e meio copo de vinho se encontram sobre a mesa.
Uma luz horizontal rasga a tela ao meio.
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