sábado, 13 de abril de 2013

ASSASSINARAM O RIO SITIÁ!!!






Era originalmente conhecido pelos indígenas como Queiru. Foi seguindo seu leito que os primeiros colonizadores atingiram uma parte do Sertão Central cearense durante o século XVIII. Estes colonizadores fundaram aglomerados que deram origem ao distrito de Sitiá em Banabuiú, à cidade de Quixadá e ao distrito de Custódio, pertencente à Quixadá. Esse rio, "tão bem cuidado", corta o nosso município em toda sua extensão.

Não possui nenhum trecho navegável. Possui dois grandes açudes em seu curso: o Açude do Cedro, 20 km após a nascente, e o Açude Pedras Brancas, divido entre os territórios dos municípios Banabuiú e Quixadá, que têm praticamente todo o seu abastecimento hídrico originado destes açudes.


Com o crescimento da cidade e a falta de compromisso das autoridades competentes, há anos o Rio Sitiá tornou-se um depósito de fezes e esgotos, causando tamanha fedentina que as pessoas que moram nas proximidades são vítimas de doenças transmitidas por tanta poluição. O mais cômico de tudo isso é que os esgotos do Rio Sitiá vão desaguar no Açude de Pedras Brancas, que abastece nossa cidade, já que o Cedro está quase sem água. O que muita gente não sabe, é que essa mesma água, misturada com fezes e esgotos, passa por um tratamento na GAGECE e retorna para as nossas torneiras. Mas isso ninguém toma providências. Há mais de quatro anos, foi gasto uma fortuna do dinheiro público para fazer o saneamento da  cidade e consequentemente tirar os esgotos do rio. Foi mais uma obra faraônica que ficou perdida no tempo. Até quando vai permanecer esse descaso com o dinheiro público?


Como se não bastasse tudo isso, pessoas, movidas por interesses particulares, estreitaram o rio em algumas partes da cidade, dificultando o trajeto da água em seu leito, já bastante aterrado. Prova disso é a foto que vemos abaixo.  Nos dias de chuva, mesmo pequenas, as águas não conseguem chegar ao leito do rio, pois o canal de escoamento é o esgoto e estando o rio aterrado,  é ele que represa água na cidade, quando deveria ser o contrário. Quem  não conhece, pode até achar engraçado, mas na época das chuvas, a ciançada vem pescar em nossa porta, pois os peixes vem do rio através do esgoto. 


Como sou apenas uma observadora das coisas que acontecem em nosso Quixadá, acho um absurdo que determinado administrador do município receba os recursos e gaste-os de maneira inadequada, não seja obrigado a restitui-lo.  A meu ver, a dívida não é da prefeitura nem do novo prefeito, quem deveria responder era a pessoa que não aplicar dignamente o que lhe foi confiado. Gostaria de esclarecer que não tenho compromisso em defender ou acusar quem quer que seja, apenas divulgar o que acontece em nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.