sábado, 6 de abril de 2013

QUIXADÁ NO TÚNEL DO TEMPO

                                       






     CURIOSIDADES

* O comprador do sítio Quixadá foi José de Barros Ferreira, morador em Aracati. Foram testemunhas do ato público, Manoel Alves Ferreira e Alexandre da Silva Tinoco e o imóvel foi vendido por Rs 250$000 (duzentos e cinquenta mil réis). Somente 8 anos depois o proprietário toma posse e o ato  foi registrado através de instrumento público de 27 de setembro de 1755, quando José de Barros Ferreira foi declarado empossado de 2 léguas de terra, com largura de meia légua, para cada lado do rio Sitiá. José de Barros cavou a terra e a lançou para cima, cortando paus com os quais improvisou uma cruz, junto à casa de morada.

* Emancipada em  27 de outubro de 1870, Quixadá contava com apenas 6 anos de idade, quando teve que enfrentar enormes dificuldades. Quixeramobim não se opôs cortar o cordão umbilical que o prendia a Quixadá, porém determinou que, daquele dia em diante, caminhasse com seus próprios pés e tomasse o rumo que achasse conveniente para seu progresso.

* Em 1877, 1878 e 1879 Quixadá enfrentou a primeira grande crise de sua história. Foram três anos de fome, sede e sofrimento. Foi quando D.Pedro II constituiu uma comissão para visitar os lacais mais atingidos e adotar medidas capazes de minimizar o sofrimento do sertanejo.

* A passagem da comissão imperial pelo Ceará, criou, em Quixadá, a "COMISSÃO DE SOCORRO", ponto de atendimento aos flagelados da seca, uma vez que aqui era parada obrigatória para os que se deslocavam do sul do estado para Fortaleza, em busca de recursos para sobreviverem. Foi construído um grande curral, onde hoje está situado o Colégio Virgílio Távora e a Catedral. As pessoas entravam naquele cercado de arame farpado e, à saída, recebiam mantimentos. Para avaliar a importância dessa ajuda, oportuno esclarecer que antes, em muitos lugarejos distantes, os couros, que serviam de assento aos tamboretes e baús, foram utilizados como alimentação. Segundo depoimentos de pessoas que viveram o grande drama, os couros eram torrados e misturados a limitados alimentos disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.