segunda-feira, 10 de junho de 2013

PARALIZAÇÃO NOS ÔNIBUS DA CAPITAL PODE OCORRER A QUALQUER MOMENTO


ESTADO DE GREVE

Motoristas podem fazer paralizações

10.06.2013

Paralisações-relâmpago, com uma hora de duração, podem ocorrer, a partir de hoje, nos ônibus do transporte urbano da Capital. A situação é iminente desde que foi decretado o estado de greve por motoristas e cobradores, no sábado. Só não ocorrerão as paradas se houver avanço na mesa de negociação, garante o Sindicatos dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro).

Em duas assembleias, os motoristas reafirmam propostas e ratificam estado de greve. Eles querem que a Prefeitura intermedeie as negociações Foto: Tuno Vieira

A entidade trava uma queda de braço com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) por reajustes nos salários e em outros benefícios empregatícios.

As paralisações podem ocorrer a qualquer momento e a situação deixa os passageiros tensos, não só pela possível falta de transporte, mas pelo fator surpresa, especialmente para quem já tiver saído de casa.

O impasse entre motoristas e empresários consolidou-se e mais de 200 motoristas e cobradores votaram pela rejeição da proposta do Sindiônibus, de 8% de reajuste salarial.

Reajustes

Em duas reuniões, no último sábado, ratificaram o estado de greve e foram reafirmadas as propostas da categoria: reajuste salarial de 15%, cesta básica de R$ 100 (o valor atual é R$ 70, com proposta do patronato para reajuste de 8%), vale-refeição e plano de saúde, além de mais segurança nos terminais, dentre outras reivindicações. Após a assembleia de sábado, motoristas e cobradores realizaram uma passeata, da sede do Sindicato, até o Shopping Benfica, na Avenida Carapinima.

Conforme o Sintro, as possíveis paralisações, enquanto não houver acordo, não serão anunciadas previamente, de forma a evitar represálias. A entidade também quer que a Prefeitura Municipal de Fortaleza possa intermediar um novo acordo entre as empresas e a categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.