segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Imagem de Nossa Senhora Aparecida chega ao Henrique Jorge

Ícone veio do Santuário Nacional de Aparecida, localizado em São Paulo, e ficará por dez dias em paróquia de Fortaleza


Após cinco anos, o Ceará recebe pela segunda vez a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O ícone chegou ontem em Fortaleza, e foi diretamente para a Paróquia do Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge, que este ano comemora o seu cinquentenário.

A imagem foi recebida, no fim da tarde de ontem, para celebrar os 50 anos da Paróquia do Imaculado Coração de Maria FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

De acordo com o pároco da igreja, Padre Severino Guedes, a santa ficará na igreja até o dia 10, em virtude das comemorações alusivas aos 50 anos da paróquia, assim como do bairro Henrique Jorge, que também completa a mesma idade.

A imagem foi recebida por uma multidão composta por milhares de fiéis. Somente dentro da igreja, a capacidade já estava extrapolada, tendo em vista que tem lugar para mil pessoas. Os cristãos que foram até lá ver a santa e comemorar o aniversário do bairro e da paróquia puderam assistir a celebração por meio de telões que foram espalhados ao redor da matriz.

Para a grande maioria dos que ali estavam aquele momento tinha um significado muito especial, no caso a renovação da fé. Reforçado também pela imagem da santa peregrina. "Além do sentimento de adoração, é uma graça grande podermos ter a visita da santa no cinquentenário da paróquia. O meu sentimento é de gratidão e renovação da fé", declarou o estudante Wilson Fernandes, 19.

O pároco Severino explica que, independentemente do título da santa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida representa Maria de Nazaré. "Nosso objetivo é aproximar os filhos, no caso os fiéis, por meio da mãe. Não buscamos Maria por acaso, ela é mãe do povo de Deus".

Graças

Ele ressaltou que a paróquia vive um momento forte de graça e fé. "A espiritualidade despertada no povo é imensurável, portanto, ter a visita de Nossa Senhora Aparecida já é uma grande bênção e o povo sente isso".

Para a doméstica Marinete da Silva, 51, o momento realmente é de bênção. "Não há como traduzir este sentimento que toma conta da gente, nos dá força para seguir adiante e continuar a luta diária da vida. Além de reforçar a nossa credibilidade na igreja", ressaltou.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro Henrique Jorge possui 26.994 habitantes. Pelo balanço da paróquia, o bairro possui além da Matriz, oito capelas.

As festividades em alusão ao cinquentenário do bairro e da paróquia tiveram início em 20 de março. "E devem seguir até o dia 20 de setembro, que é quando a paróquia completa 50 anos. Nesta data serão homenageadas 300 pessoas que vêm contribuindo ativamente com desenvolvimento da paróquia e assim estimular o envolvimento de mais fiéis", diz o pároco.

Neste ano, a comunidade recebeu a visita pastoral, com a presença do arcebispo de Fortaleza, e dom José Aparecido Tosi, que passou quatro dias visitando a população local.

THAYS LAVORREPÓRTER (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.