sábado, 30 de novembro de 2013

Hepatite C tem cura?


capa_hepatite
Infelizmente, a hepatite C é uma doença silenciosa. O vírus causador pode ficar inativo no organismo por mais de 20 anos e o portador não apresentar nenhum sintoma visível.
Devido a este fator, a sua cura nem sempre é possível somente com medicamentos, apenas se for descoberta precocemente, o que vimos, é muito difícil de acontecer. Se ela for descoberta na fase avançada, que é quando geralmente os sintomas aparecem, a única chance de cura é realizar um transplante de fígado.
Ante de 1993 não eram feitos testes para detectar o vírus da hepatite C no sangue do doador. Por este motivo muitas pessoas que receberam transfusão antes deste ano foram afetadas pelo vírus. Outros pacientes adquiriram a doença por terem usado seringa de vidro, que não era descartável e é comum em usuários de drogas.
  • Como saber se tenho hepatite C ou não?
É simples. Ela pode ser identificada precocemente se o indivíduo fizer o teste, cujo exame consiste na coleta de sangue que é analisada posteriormente. Este teste é gratuito e pode ser realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Se diagnosticada no início, o tratamento é feito através de medicamentos. Dura em média seis meses e não deve de maneira alguma ser interrompido.
O que vale ressaltar é que geralmente a hepatite C é assintomática, ou seja, demoram a aparecer os sintomas e quando estes surgem o paciente já se encontra numa fase avançada da doença e o fígado pode estar gravemente comprometido, e como já foi dito anteriormente, necessitará de um transplante.
  • Quais os sintomas?
São praticamente os mesmos de qualquer outra hepatite: cansaço falta de apetite, enjoo, vômito, dor abdominal, urina escura, fezes claras, dor nas articulações e nos músculos, cor amarelada na pele e olhos.
  • Como acontece a transmissão da hepatite C?
Dá-se através do contato com sangue contaminado. Alguns exemplos: relação sem preservativo; partilhar seringas; material para piercing ou tatuagem contaminado; transfusão sanguínea antes de 1990.
  • É verdade que o beijo pode transmitir o vírus?
Em um beijo são trocadas aproximadamente 250 bactérias. Assim beijar na boca pode ser um veículo importante de transmissão não só de Hepatite, mas também de doenças como gripe, hepatite, tuberculose, herpes labial e em determinadas situações, a sífilis ou a AIDS, se houver feridas ou cortes na boca.
Ainda não há vacina para a Hepatite C, porém você pode e deve se prevenir. Faça o exame, é simples. E, se, infelizmente, você adquiriu o vírus, não demore em começar seu tratamento. Só com ele você ficará bem!
Fonte: Site Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.