quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval é cancelado em mais dois municípios cearenses, Quixadá e Icapuí

Com a desistência dessas duas cidades chega a 13 o total de festas canceladas.


Carnaval em Santa Quitéria

Foto: Elizangela Santos
Às vésperas do feriado de Carnaval mais dois municípios confirmaram o cancelamento das festas financiadas com a verba pública. São eles: Quixadá e Icapuí. Com a desistência dessas duas cidades chega a 13 o total de festas canceladas.
Na cidade de Icapuí, o Município comunicou oficialmente ao Ministério Público do Estado na quarta-feira (26) que atenderá a recomendação do órgão. Em ofício enviado ao MP, o prefeito, Jerônimo Reis informou o cancelamento da licitação referente ao Carnaval e anunciou que até sexta-feira (28) pagaria a maior parte das dívidas com os servidores. No último dia 17, o promotor de Justiça Adriano Jorge Pinheiro Saraiva havia recomendado para o prefeito, Jerônimo Reis, que o Executivo municipal pagasse até o dia 24 todos os salários atrasados para que ocorressem os festejos. Alguns trabalhadores estão com salários atrasados há mais de seis meses.
Já em Quixadá, o prefeito João Hudson Rodrigues Bezerra, acatou na tarde de quarta-feira (26) a solicitação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e atribuiu a falta dos recursos Federais e Estaduais para o fomento a festa popular, assim, impossibilitando o município a arcar com todas as despesas.
Em nota, a Prefeitura de Quixadá informou que o Carnaval na cidade será realizado a partir de recursos da iniciativa privada e com a organização dos blocos carnavalescos de Quixadá. "Toda a estrutura do evento foi renegociada entre os presidentes dos blocos e os fornecedores, as atrações recém contratadas pelo município foram canceladas, assim não gerando nenhum ônus ao município de Quixadá". A Prefeitura se comprometeu em ajudar o Carnaval, garantindo toda a estrutura de apoio para os foliões de Quixadá.
Até o momento, a participação do executivo municipal nos preparativos das festas de Carnaval já foi cancelado nos municípios de Choró, Santa Quitéria e Jaguaretama, Caucaia, Solonópole, Umirim, Maranguape, Aurora, Farias Brito, Barro, e Hidrolandia.
TCM solicita detalhes dos gastos do Carnaval
Na última segunda-feira (24), O TCM solicitou a 44 municípios do Estado que detalhem os gastos com o Carnaval 2014. Até a manhã desta quinta-feira (27), 25 municípios apresentaram esclarecimentos sobre os gastos ao TCM. A solicitação ocorreu após uma fiscalização nos municípios que registraram licitações no Diário Oficial e que estão com problemas de abastecimento de água. O detalhamento irá verificar se os municípios solicitados estão cumprindo a legislação para os eventos e a viabilidade econômica-financeira das despesas previstas.
Os municípios notificados foram Acopiara, Apuiares, Aracati, Aracoiaba, Banabuiu, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Granja, Ibiapina, Itaiçaba, Itarema, Jaguaretama, Jaguaruana, Jati, Maracanaú, Mauriti, Milha, Nova Russas, Ocara, Orós, Pacajus, Palhano, Paraipaba, Paracuru, Quixada, Quixeramobim, Quixeré, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tauá, Tianguá, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/online/carnaval-e-cancelado-em-mais-dois-municipios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.