quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Município de Caucaia cancela o carnaval por falta de praia

Crateús, Santa Quitéria, Jaguaretama, Senador Pompeu, Maranguape, Solonópole, Juazeiro, Farias Brito, Umirim, Hidrolândia e Itapajé também cancelaram o carnaval

Icarai
Praia do Icaraí tem erosão avançada (FOTO: Zeudir Queiroz/Jornal dos Municípios)

Dos 184 municípios do estado do Ceará, apenas oito não estão em estado de emergência com problemas de seca. Apesar disso 44 municípios cearenses anunciaram a realização de festas no período do carnaval, investindo valores absurdos com a contratação de bandas de forró.
De acordo com uma funcionária da Associação de Municípios do Estado do Ceará (APRECE), que preferiu não ter o nome identificado, o órgão não tem o controle dos municípios quanto a realização ou não do carnaval. “Alguns municípios, como Palmácia, não vão ter festas e outros estão indecisos, aguardando patrocínio local para contratação de bandas menores. Ligamos para 169 municípios até agora e não tomamos nota das respostas de todos”, afirmou a funcionária.
Os municípios de Coreaú e Crateús cancelaram os seus carnavais, mas a APRECE não informou o motivo. Já Santa Quitéria teve o carnaval cancelado por obrigação da justiça. Outros municípios que também cancelaram as festas foram Jaguaretama, Senador Pompeu, Milhã e Icapuí, em cumprimento a recomendação do Ministério Público (MP).
Outras cidades que anunciaram a desistência das festas sem justificativa foram Maranguape, Solonópole, Juazeiro do Norte, Aurora, Baixio, Farias Brito, Groaíras e Hidrolândia. Já segundo a Prefeitura de Itapajé, um dos motivos que levou à suspensão do evento foi a falta de estrutura policial. Já a prefeitura de Quixadá cancelou o patrocínio das principais atrações, mas blocos de carnaval da cidade farão evento com outras bandas por conta própria.
Por meio de nota no site da Prefeitura de Umirim, o prefeito Zé da Marieta anunciou que não realizará a festa, pois “os recursos que seriam destinados ao evento, serão investidos em ações no combate à seca, na saúde pública, tratamento de dependentes químicos e segurança”.
Erosao Caucaia
Erosão avança sobre as praias de Caucaia (FOTO: Blog de Caucaia)

Caucaia
Mas o que chama a atenção é que, enquanto alguns municípios cancelam suas festas por conta da seca, Caucaia cancelou o carnaval esse ano por um motivo também de causas naturais, mas bem diferente dos outros. Caucaia, município que abriga as localidades de Iparana, Icaraí e Cumbuco, está sem praia. O município passa por um grave problema de erosão no litoral, o avanço do mar esta próxima até de áreas residenciais. Por conta disso a Prefeitura confirmou o cancelamento das festas.
Os municípios que cancelam suas festas não têm obrigação de avisar ao TCM. O órgão apenas acompanha os municípios que estão em processo de contratação das festas. “O cancelamento cabe ao prefeito, que analisa as condições e não tem obrigação de nos avisar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.