domingo, 2 de março de 2014

Automóveis antigos e de sucesso são tema de exposição aberta ao público, em Juazeiro do Norte-CE

Image-0-Artigo-1557572-1

Todos os carros expostos apresentam impecável estado de conservação
fotos: Elizângela santos
Image-1-Artigo-1557572-1
O Dodge Kingsway Custom, criado no ano de 1952, em cor verde, é um dos modelos mostrados no evento que está em cartaz na Praça de Eventos do Cariri Garden Shopping. As raridades devem atrair perfis diferentes de público
cLUBE_
A exposição é resultado de parceria entre o Shopping e o Clube do Automóvel Siqueira Campos. Ao todo, são 14 modelos de automóveis, lançados entre as décadas de 1950 e 1970, em perfeito estado de funcionamento
A mostra é gratuita e reúne 14 modelos e marcas de carros restaurados na Praça de Eventos no município
Juazeiro do Norte. Marcas e modelos de automóveis que fizeram sucesso em décadas passadas estão em exposição na Praça de Eventos do Cariri Garden Shopping. Os veículos poderão ser vistos até o próximo dia 17, sem que haja necessidade da compra de ingressos. Ao todo, 14 automóveis fazem parte da exposição que acontece através de parceria entre a administração do Cariri Garden Shopping e o Clube do Automóvel Siqueira Campos, localizado no Crato.
Entre os veículos expostos estão um Chevrolet Brasil - 1963; um Ford F75 - 1974; um Chevrolet Chevette 1.4L SL - 1974 e Chevrolet Chevette 1976. Além desses veículos, também estarão expostos um Oldsmobile Nineteen Eight - 1952; um Dodge Kingsway Custom - 1952; um DKW Belcar - 1965; o famoso Cadillac Cupê de Ville - 1954; um Ford Maverick - 1978 e um Puma GTS Conversível - 1978.
Todos os carros apresentam impecável estado de conservação, o que, na opinião dos organizadores, aguça ainda mais a curiosidade da população, fazendo com que maior número de pessoas visitem o centro comercial durante o período da exposição. Segundo o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duffles, a perspectiva é de que o fluxo de público do empreendimento cresça em torno de 5%. Ele observa que os veículos são de encher de admiração os olhos dos mais ávidos colecionadores e garante que a exposição também é uma excelente oportunidade para os jovens conhecerem de perto as marcas e modelos de automóveis que fizeram sucesso no passado.
Entretenimento
De acordo com Eduardo Duffles, este evento compõe a programação que o Cariri Garden Shopping irá realizar em 2014, objetivando ofertar aos seus frequentadores opções diversificadas de lazer, cultura e entretenimento, a partir da valorização das potencialidades culturais do próprio município e mediante apoio às ações que acontecem na região.
"A exposição Carros Antigos trará, mais uma vez, o Club do Automóvel Cariri, um importante grupo de colecionadores da região, para dentro do nosso equipamento, garantindo ao nosso público amplo conhecimento dos carros que ajudaram a construir a história do mercado automobilístico no país ", disse, avaliando que os carros, com certeza, irão encantar gerações.
Proprietária dos veículos, a entidade que representa os colecionadores de automóveis na região do Cariri, o Clube do Automóvel Siqueira Campos, atualmente, conta com cerca de 80 associados e 100 veículos cadastrados, com mais de 35 anos de uso e oitenta por cento de originalidade, distribuídos em municípios do Cariri e Centro-sul.
O Clube do Automóvel Antigo Siqueira Campos, tem como atual presidente Ítalo Bezerra. A homenagem da entidade foi feita ao pernambucano Siqueira Campos, por ter sido ele o proprietário do primeiro carro que chegou ao Cariri, um velho Ford - T, em 29 de setembro de 1919. O veículo foi adquirido em Recife, Pernambuco. Isso depois de 26 anos do primeiro carro chegar ao Brasil, um Peugeot 3, de 1893, comprado por Henrique Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont.
O primeiro clube do automóvel foi fundado no Crato, em 2007. A solenidade de fundação do clube foi na Praça da Sé da cidade, com a exposição de 17 carros antigos. A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) realiza exposições e vários trabalhos na preservação da história dos carros antigos, desde o ano de 1987.
Para Diogenaldo Dourado dos Santos, um dos sócios fundadores e também um dos colecionadores que mais tempo permaneceu no comando da entidade, a realização de exposições e feiras de apresentação dos veículos se constitui em uma maneira de levar ao público um pouco da história do automóvel. Ela afirma que há uma importante peculiaridade dentro desse trabalho, ao enfatizar que todos os carros estão em funcionamento.
Tanto que há exposições que são realizadas em cidades como Brejo Santo, Araripe, Potengi, Barbalha, dentre outros locais. "Nós levamos os veículos para os municípios em funcionamento. Todos os automóveis possuem mecânica em perfeito estado. Os eventos são realizados em praças públicas, com autorização das prefeituras e com segurança, para manter a conservação dos carros", diz ele.
As reuniões acontecem sempre no último domingo de cada mês. No final de março a entidade realizará uma exposição ao ar livre no município de Araripe. Durante estas apresentações, comenta Diogenaldo Dourado, é comum que famílias inteiras viagem juntos. "A gente realiza os passeios e garante também a diversão de toda a família. Por isso, é tão importante que as exposições aconteçam em locais onde todos possam se sentir bem".
Roberto Crispim
Colaborador
Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/cariri-regional/automoveis-antigos-e-de-sucesso-sao-tema-de-exposicao-aberta-ao-publico-1.822975

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.