sexta-feira, 14 de março de 2014

Essa rocha isolada é disputada por 4 nações


Rockall é uma ilha rochosa muito pequena e desabitada situada a cerca de 480 quilômetros ao largo da costa oeste da Escócia continental. Com pouco mais de 25 metros de largura e 21 metros de altura, a remanescente de um vulcão extinto não parece ter quaisquer recursos pendentes de interesse particular. No entanto, esta pequena ilha tem estado no centro de uma disputa internacional por mais de meio século.

Rockall
Quatro países – Reino Unido, Irlanda, Islândia e Dinamarca – querem anexar a ilha a seus respectivos territórios. Por que estão tão interessados em um pedaço de rocha no meio do nada? A resposta está nas vastas áreas de pesca vizinhas e nas enormes reservas de petróleo e gás escondidas no fundo do mar circundante.
O mar em torno da ilha é tempestuoso. Os únicos habitantes permanentes da ilha são caramujos comuns e outros moluscos marinhos. Um pequeno número de aves marinhas usa a pedra para descansar no verão ou ocasionalmente para reprodução.
Embora existam referências escritas à rocha pelo menos desde o século 16, o primeiro desembarque conhecido em Rockall não ocorreu até o início do século 19. Os responsáveis ​​por sua realização foram a tripulação do HMS Endymion, em 1811. Não muito tempo depois da visita de Endymion, a posição exata de Rockall foi incluída nas cartas da época, o que não impediu que o navio chamado SS Norge encalhasse em 1904, causando a perda de 635 vidas – o maior desastre na ilha.
Rockall
Muito mais tarde, em 21 de setembro de 1955, um helicóptero da Marinha Real desembarcou na pequena ilha e depositou ali três soldados e um cientista, que içaram uma bandeira da União e definiram uma placa de cimento indicando que haviam tomado posse do lugar em nome da Rainha Elizabeth II. Em 1972, a ilha de Rockall foi aprovada pelo parlamento, declarando-a formalmente como uma parte do Reino Unido. Mas essa afirmação não foi oficialmente reconhecida por qualquer outro estado.
Rockall
As ambições imperiais britânicas sofreram um retrocesso pela ratificação internacional do Direito do Mar em 1982, que afirma: “Rochas que não se prestam à habitação humana ou a vida econômica do seu próprio não devem ter zona econômica exclusiva ou plataforma continental”.
Para provar que Rockall era habitável por humanos e, portanto, uma parte soberana do território britânico, o soldado Tom McClean viveu na rocha estéril durante 40 dias, em 1985. Essa façanha de resistência foi quebrada em 1997, quando ativistas do Greenpeace desembarcaram na ilha e passaram 42 dias nela como um golpe publicitário. Eles alegaram Rockall como uma micro-nação e a rebatizou de Waveland, além de remover a placa de 1955.
Além do Reino Unido, ainda hoje outros países disputam o direito da ilha: Irlanda, Islândia e Dinamarca. [AmusingPlanet]


Fonte:http://misteriosdomundo.com/essa-rocha-isolada-e-disputada-por-4-nacoes#ixzz2vx4PngBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.