domingo, 2 de março de 2014

Os riscos de um beijinho de Carnaval

Mesmo em cima da hora, vale alertar para doenças que podem surgir após um "despretensioso" beijo carnavalesco


O beijo é das cenas mais clássicas de todo Carnaval. Se não for amor, será fogo e paixão. E alguns aumentam a pressão mais do que o normal, podem ir a desfechos intencionais imprevisíveis. Sempre impressionam as imagens em que os corredores se formam no meio da folia e a troca de beijos entre mais de um parceiro e parceira acontece em sequência. Beijos de qualquer um em quem estiver por perto, quem já não viu em pistas e circuitos carnavalescos? Sem querer desfazer qualquer apologia ao bem-querer ou às alegrias mominas, vale o alerta de que o risco do beijo descompromissado e inconsequente é de fato real. Há pelo menos cinco doenças complicadas de tratar que nascem do “mero” encostar de lábios.

Segundo a infectologista Mariana Volpe Arnoni, não é nem o beijo em específico o responsável pela transmissão. “Quando as pessoas se beijam, ocorre uma troca de salivas. o que permite o contato com a doença”, explica. Será o vírus ou a bactéria presente na saliva e na secreção respiratória da pessoa infectada que entrará em contato com a pessoa saudável. Daí começa a contaminação. A simples tosse, com gotículas de saliva, podem também contaminar.

Uma boa forma de o folião proteger o organismo, ensina Mariana Volpe, é também manter a alimentação correta, mesmo quando a época seja mais de extravasar e a bebida alcoólica seja preferida. Ingerir vitaminas adequadas irão ajudar o corpo a ter resistência para possíveis infecções.

Sintomas como febre, dores pelo corpo, dor de garganta, presença de gânglios no pescoço - típicos de doenças virais e bacterianas - serão o aviso. E o procedimento correto é procurar um médico para tratamento adequado.

5 DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO BEIJO

Mononucleose
Popularmente chamada de “doença do beijo”, tem como responsável o vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Provoca febre, dor de garganta, gânglios no pescoço e até alterações no fígado e no baço.
Herpes simples
Os vírus de tipo 1 (oral) e 2 (genital) provocam lesões bolhosas em pele e mucosas, que podem reativar periodicamente.
Meningites
Ocorre quando, por alguma razão em específico, bactérias e vírus vencem defesas do organismo e atingem as meninges, membranas que envolvem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Causa febre alta, vômito, mal-estar, dor de cabeça e pescoço.
Gripes e resfriados
Ocorre quando o organismo é infectado pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, como rinovírus ou coronavírus. Provocam febre, dores de cabeça e no corpo, tosse, coriza, mal-estar e fraqueza.
Hepatite A
Causada pelo vírus VHA, provoca febre, cansaço, dor muscular, mal-estar, inapetência, náuseas, urina escura e vômito. Além da via oral-fecal, pode ser transmitida por alimentos ou água contaminados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.