sábado, 15 de março de 2014

Rua Adauto Lino do Nascimento - História



RUA ADAUTO LINO DO NASCIMENTO – Situada no bairro do Campo Velho, com início na rua Francisco Bezerra de Figueiredo, seguindo em direção oeste-leste até o Parque Ecológico Municipal, Açude do Eurípedes. Denominada através da Lei Nº 1.288, de 10.10.l988, registrada no livro Nº 9 da Câmara municipal, proposição do vereador José Lopes Filho, sancionada pelo Prefeito Aziz Okka Baquit.
ADAUTO LINO DO NASCIMENTO – Nasceu no dia 12 de setembro de 1935, na região do Jatobá, distrito de Custódio, Município de Quixadá. Filho de Francisco Lino do Nascimento (Chico Efigênio) e Glicéria Tomé da Silva. Casou-se, em Quixadá, com Maria Zilá de Menezes, no dia 7 de fevereiro de 1957. Do matrimônio, nasceram quatro filhos: José Weimar, José Wanderley, Meyre Socorro e Marília.
 Seu pai era agricultor, cultivava uma pequena gleba de terra no lugarejo Jatobá. Adauto, vendo a sacrifício que seus familiares faziam para sobreviver, tendo a agricultura como única fonte de renda,  resolveu morar em Quixadá, pois, na cidade, vislumbrava maiores oportunidades de ajudar seus familiares. Comunicativo e com muita disposição para trabalhar, conseguiu um emprego na loja São Paulo do Sr. Zeque Roque.
Destacou-se como um  dos melhores vendedores, pois além de ter habilidade e poder e convencimento, conhecia muita gente no sertão, o que facilitava o seu desempenho como vendedor.
Além de conquistar grande número de fregueses, fez boas amizades em Quixadá. Com tal popularidade, Adauto não tardou ser convidado para integrar diretório de partido político e incluído na relação dos candidatos a vereador.
Na sua caminhada na vida política, contou sempre com o apoio da família, especialmente da esposa, de figuras influentes da sociedade quixadaense, principalmente de seu patrão, Zeque Roque, pessoa de grande prestígio e que ajudou muito para que Adauto conseguisse a sua primeira vitória, elegendo-se vereador.   
Por cinco períodos legislativos, de 1966 a 1988, foi eleito vereador e, por duas vezes, presidente da Câmara Municipal de Quixadá. Assumiu secretarias nas administrações de diversos prefeitos. Quando faleceu, estava à frente da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Quixadá, na administração do Prefeito Aziz Baquit.
Desportista e ferrenho torcedor do Quixadá Futebol Clube, foi um incentivador para o desenvolvimento do esporte amador nos distritos do município de Quixadá. Nos eventos interdistritais, promovidos pela Prefeitura Municipal, tomava parte ativa, quer com o torcedor ou dirigente do Jatobá Esporte Clube, representante do povoado onde nasceu e reside grande parte de sua família.
Vítima de um derrame cerebral, faleceu  no dia 31 de março de 1988. Sua morte repentina causou consternação a todas as camadas sociais de Quixadá, pois Adauto Lino era muito estimado, figura popular, político atuante, apoiando e participando de tudo que fosse de interesse da comunidade e do desenvolvimento de sua Quixadá.
Como político, trabalhou, incansavelmente, em prol do bem estar dos quixadaenses.  Lutou, com muito entusiasmo, para que nossa Quixadá fosse contemplada com recursos dos governos, Estadual e Federal, principalmente destinados ao setor agropecuário, porque, egresso do meio rural, viveu o drama dos que, vivendo no campo, são esquecidos e marginalizados pelo poder público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.