sexta-feira, 7 de março de 2014

Teste da linguinha pode se tornar obrigatório em maternidades


Câm. Mun. Viamão

O projeto de lei da Câmara que obriga as maternidades a realizar o teste da linguinha nos recém-nascidos será votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Congresso.

O autor do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2013 é o deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC). O PLC obriga os hospitais e maternidades a realizarem o protocolo de avaliação do frênulo da língua nos bebês. O objetivo é diagnosticar precocemente da anquiloglossia ou anciloglossia, ou seja, língua presa.

A língua presa pode causar dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e também na fala. Com isso, o bebê pode desmamar precocemente. O teste possibilitaria o tratamento imediato e prevenção de problemas decorrentes.

O relator da matéria, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), também concorda que a medida é muito importante para a saúde das crianças já que o prejuízo afeta desde a fase de amamentação. O tratamento cirúrgico, quando indicado, é simples, rápido e pode ser feito com anestesia local durante a permanência do bebê no hospital.
Fonte:http://www.lindomarrodrigues.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.