segunda-feira, 21 de abril de 2014

Passeando em Assaré e conhecendo seus pontos turísticos.

Assaré é um município brasileiro do estado do Ceará  com população estimada em 2010 em 22.445 habitantes. É a terra natal do poeta Patativa do Assaré de muitas tradições culturais.
Em recente visita a Assaré, constatamos o quanto a cidade está bem cuidada toda arborizada, as praças aparelhadas com equipamentos para exercícios físicos de jovens e adultos.



Fomos recebidos em Assaré pelo secretário de cultura do município, Francisco Eugênio Costa Oliveira, que fez questão de mostrar o desenvolvimento da cidade, seus principais pontos turísticos como o Memorial Patativa do Assaré, localizado em frente à praça e a casa onde nasceu Patativa, na Serra de Santana. Eugênio é  grande estudioso da cultura popular, além de competente
funcionário na área de educação. Graças a  sua atuação e incentivo a quadrilha de Assaré conquista, anualmente, vários troféus pela brilhante coreografia apresentada.

Antonio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, é uma das principais figuras da literatura nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego do olho direito por causa de uma doença  . Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, frequentava a escola local, na qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses  . A partir dessa época, começou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.
Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da Rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956.
Acima vemos a casa onde nasceu Patativa, construída no final do século XIX e restaurada no centenário do poeta, 1909-2005. Hoje funciona o  memorial em homenagem ao poeta,  cuidado pela família que reside bem próximo. Lá vimos muitos de seus objetos pessoais como baús, santuário, rádio, coleção de cordéis, foice, bastão, cabaça, objetos feitos de barro e a casa conserva todos os traços originais.
Assaré respira cultura. Lá a gente sente a preocupação do povo e das autoridades municipais em preservar o patrimônio histórico, bem diferente do que ocorre em nossa Quixadá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.