terça-feira, 8 de abril de 2014

Você sabia?

AREIA MONAZÍTICA

Aquela areia preta que encontramos na orla de Barra do Sul é chamada de areia monazítica. É um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados. Elas são ricas principalmente em três
minerais: monazita, granada e ilmenita. Isso afeta sua cor, tornando-a preta (com ilmenita) ou amarelada (com monazita). Possui também significativa quantidade de urânio, que juntamente com o tório é responsável pela sua radioatividade. O termo “monazita” provém do grego monazein, que quer dizer “estar solitário”, o que indica sua raridade.
Algumas pessoas acreditam que tais areias tem fins terapêuticos, sendo utilizadas no tratamento de artrites e inflamações, uma vez que espalhada sobre a pele produz uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sanguíneo na região afetada.




Já um artigo da revista “Superinteressante” discorda. Segundo a publicação, isso não tem o menor fundamento. Não se sabe exatamente como nem quando essa crença começou, mas, na década de 40, o barão Anton Retschek, embaixador da Áustria, visitou Guarapari, no Espírito Santo a principal reserva de areias monazíticas no Brasil , e relatou uma melhora no seu estado de saúde depois de oito dias empanando-se nas praias capixabas.
A quantidade de areia monazítica nas praias é bastante variável, indo desde a sua ausência a um percentual de 60% ou mais.

Praia de Guarapari rica em areia monazítica

A maior concentração de areia monazítica é encontrada nas praias de Guarapari, Espírito Santo.

Postado por sabrina_hille
Fonte: Blog do Facó


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.