sexta-feira, 2 de maio de 2014

Agricultores fazem manifestação no Dia do Trabalhador em Icó


Cerca de 500 agricultores, sindicalistas, representantes de movimento sociais e servidores públicos federais, participaram na manhã de hoje da tradicional manifestação de 1º de Maio, dia do Trabalhador. O movimento percorreu várias ruas do centro da cidade, com parada em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O ato é realizado há 42 anos, e neste ano teve como lema "Cidadania e Respeito" e como tema "Icó clama por Justiça, saúde e educação". Os líderes do movimento apresentaram reivindicações ao governo do Estado e à Prefeitura: distribuição de água por meio de carro-pipa, maior oferta de milho do programa Venda Balcão da CONAB, construção de cisternas de placas, melhoria no atendimento de Saúde, Educação e da infraestrutura do Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos e ações para redução dos indicadores de violência.

O ato público é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Icó, Sindicato dos Servidores Públicos Federais, MST, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Igreja Católica.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), Luiz Carlos Ribeiro, participou do evento. “Houve ações governamentais em socorro aos agricultores nesse período de estiagem, mas ainda há muito o que se fazer, como a ampliação do crédito rural, apoio à produção, assistência técnica e melhoria da infraestrutura do Perímetro Irrigado”, disse Ribeiro.

“O governo precisa apressar a liberação de recursos para crédito aos pequenos produtores rurais e o apoio às vítimas da estiagem com ações concretas e mais rápidas”, criticou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, Lourival Teixeira.

(Com informações do jornalista Honório Barbosa -DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.