O cuidado com idosos tem sido um tema recorrente para profissionais e cidadãos que trabalham ou convivem com pessoas da melhor idade. Frente às novas necessidades, um dos exemplos é o Bairro Amigo do Idoso, na Vila Clementino, cuja meta é oferecer projetos que incluam o idoso na sociedade.
Um desses programas é comandado pelo médico Luiz Roberto Ramos, da Escola Paulista de Medicina. Ele é médico geriatra e coordenador do Projeto Epidoso e explica que homens e mulheres a partir de 60 anos podem fazer parte dessa assistência. “Fazemos um trabalho para facilitar a vida do idoso. Temos pesquisas que analisam a saúde dos idosos. O Projeto Epidoso existe desde 2001 e a intenção é estimular o bem-estar dessas pessoas”.
O médico lembra que para participar do Projeto Epidoso, o paciente precisa morar na região da Vila Clementino. É necessário ainda comparecer com um comprovante de residência à rua Dr. Bacelar, 384. “Atendemos a um grupo de cerca de mil idosos”, contabiliza o médico.
Dr. Luiz ressalta que o Bairro Amigo do Idoso não é um trabalho exclusivo da região. “Aqui na cidade, por exemplo, existem projetos semelhantes na Lapa e em locais da zona leste. Quem for a essas regiões, vai encontrar praças com aparelhos para atividades físicas. Estas praças e demais atividades estão ligadas à subprefeitura de cada região”
Fonte:http://catracalivre.com.br/geral/saude-bem-estar/indicacao/bairro-amigo-do-idoso-cuida-do-bem-estar-de-pessoas-da-melhor-idade/