sábado, 17 de maio de 2014

Quixadá tem especialização em áreas da Odontologia

Os concludentes na graduação da área já têm no próprio município formas de prosseguir os estudos

A Escola Quixadaense de Pós-Graduação e Pesquisa (Equip) iniciou as atividades em fevereiro de 2013. Disponibiliza formações em implante, prótese dentária, cirurgia e traumatologia, entre outras
fotos: cleumio pinto
Quixadá Oferecer cursos de pós-graduação, de especialização e aperfeiçoamento na área de Odontologia, e ao mesmo tempo assistir a população carente. Esta foi a forma encontrada pela Escola Quixadaense de Pós-Graduação e Pesquisa (Equip), para suprir a carência nesse segmento no Sertão Central.
Com atividades iniciadas em fevereiro 2013, a Escola disponibiliza especialização em implante, prótese dentária, cirurgia e traumatologia, buco-maxilo-facial e ortodontia. Os odontólogos ainda podem se aperfeiçoar em anestesia, endodontia e cirurgia oral Henor.
Complementando a assistência aos recém-formados, além dos cursos e da assistência clínica, a Equip também forma técnicos de saúde bucal. Além de excelentes professores, não deixa nada a desejar quanto à infraestrutura de ensino. A Escola possui salas de aula, biblioteca, clínica e equipamentos nos padrões das melhores do País. No Ceará, além de Quixadá, apenas Juazeiro do Norte e Fortaleza possuem escolas com estrutura similar, garante o professor Sormani Queiroz. Ele, sua esposa, Janice Fernandes, e o odontólogo Valthierre Nunes de Lima, são sócios no empreendimento.
A ideia de fundar a Escola de pós-graduação e pesquisa surgiu quando as primeiras turmas começaram a se formar na Faculdade Católica Rainha do Sertão. Somani Queiroz é professor da Faculdade Católica. Logo percebeu a preocupação dos recém-formados quanto à especialização. Não pensou duas vezes. Uniu-se à esposa, atualmente cursando Odontologia na Católica, e ao sócio, ex-aluno, e montaram o centro de pós-graduação. "Com pouco mais de ano de atividade, a Equip está superando as expectativas", comemora.
São 70 alunos nos cursos de pós-graduação e mais 30 no curso técnico. Acerca do aspecto social, o professor empresário explica não haver cobrança do serviço odontológico aos pacientes atendidos na clínica da Equip.
Quando há necessidade de utilização de algum produto, como uma prótese, por exemplo, cobra-se apenas o custo desse produto. Nenhuma cirurgia é cobrada. A satisfação é mútua, para os alunos e pacientes.
Os atendimentos gratuitos ocorrem às 5ª feiras, a partir das 18 horas. Às vezes os atendimentos numa única noite chegam a 50. Satisfeito, quem é beneficiado espalha a notícia. Muitas Prefeituras da região estão começando a procurar a Equip para agendar atendimentos.
Cursando o 8º semestre de Odontologia, Janice Fernandes divide seu tempo entre a Faculdade e a sua Escola. Segundo ela, a carência por cursos de especialização é grande na região. Quando concluir o seu curso no fim do próximo ano, seria obrigada a seguir para a Capital. Hoje, a realidade é outra.
Fissura labial
Em breve, os atendimentos à população contarão com mais uma especialidade, a correção de fissura labial. Algumas cirurgias estão sendo agendadas. Parte desse sucesso ela, o esposo e o sócio agradecem à Faculdade Católica. "O centro de formação superior está ajudando a mudar a realidade da região", enfatizou.
No próximo dia 22, a Equip vai realizar uma atividade sócio-comunitária na Praça José de Barros. Haverá palestras e orientações sobre câncer bucal, higiene oral e distribuição de escovas para o público. "Os serviços fazem parte da programação do Projeto Sorrir", disse Janice.
Mais informações
Escola Quixadaense de Pós-Graduação e Pesquisa
Rua Rodrigues Junior, 1034 Centro
(88) 3412.3512
Equipquixada@gmail.Com
Alex Pimentel
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.