quinta-feira, 8 de maio de 2014

UMA SELEÇÃO DE CURIOSIDADES SOBRE NAPOLEÃO BONAPARTE


Napoleão nasceu como Napoleone di Buonaparte numa família de origem italiana.

Napoleão nasceu na localidade de Ajaccio, na ilha da Córsega. Até um ano antes do seu nascimento, a Córsega era controlada pelos italianos.

Napoleão foi por duas vezes imperador da França: entre 1804 e 1814. Voltou a ocupar o cargo de 20 de março a 20 de junho de 1815, quando perdeu definitivamente a coroa francesa.

Na Campanha da Rússia – a invasão francesa da Rússia - foram utilizados cerca de meio milhão de combatentes. Só a batalha de Borodino envolveu mais de 250 mil soldados. Napoleão, no entanto, voltou para Paris derrotado não só pelas tropas russas, mas pelo mais temido dos inimigos: o inverno.

A Campanha da Rússia é até hoje chamada pelos russos de Grande Guerra Patriótica de 1812.

A mais famosa batalha das chamadas Guerras Napoleônicas foi a de Waterloo. Localizado no que hoje é a Bélgica, o município de Waterloo é parte de uma região conhecida como Valônia.

Na Batalha de Waterloo, as forças napolêonicas enfrentaram o exército aliado formado por britânicos, holandeses, belgas e prussianos. Comandados pelo Duque de Wellington (Arthur Colley Wellesley), os aliados venceram Napoleão.

Tido pelos britânicos como o principal responsável pela derrota de Napoleão em Waterloo, o Duque de Wellington foi homenageado com diversos monumentos em Londres, Liverpool, Glasgow, Edimburgo e outras cidades.

Várias ruas e avenidas receberam o nome do duque. A maior homenagem, no entanto, foi o nome de uma cidade. Wellington, capital da Nova Zelândia, recebeu esse nome em homenagem ao Duque de Wellington.

Josefina de Beauharnais, ou Marie Josèphe Rose Tascher de la Pagerie, foi a primeira mulher de Napoleão. Consta que o imperador gostava tanto dela que adotou os filhos do seu primeiro casamento como se fossem seus.

Na noite de núpcias com Josefina, Napoleão foi atacado pelo cãozinho de estimação dela, que lhe mordeu a perna.

Napoleão tinha apenas 1,57 metros de altura, um pouco baixo para os padrões atuais. Detalhe: as pessoas da época tinham em sua grande maioria altura equivalente à do imperador francês.

Localizado em Paris, o Arco do Triunfo foi construído em homenagem às vitórias militares de Napoleão. Foi o próprio Napoleão quem mandou construí-lo, em 1806.

Napoleão foi um estrategista de guerra tão talentoso que suas estratégias são até hoje estudadas pelas escolas militares.

Napoleão está sepultado no Hôtel des Invalides, um monumento e complexo de museus localizado em Paris. O Hôtel des Invalides foi idealizado para sepultar os veteranos dos exércitos franceses.

Algum tempo da sua morte, o corpo de Napoleão passou por uma autópsia. Os legistas confirmaram a suspeita de que o “ex-imperador” pode ter morrido de câncer de estômago. Mas… o pênis desapareceu depois dessa autópsia! Um suposto pênis de Napoleão foi encontrado e leilado cerca de 150 anos depois por uma casa de leilão em Londres. A peça, no entanto, não teve compradores.

O provável pênis de Napoleão encontra-se atualmente em poder de uma família dos Estados Unidos, que tentou vende-lo em 2011 por nada menos do que 100 mil dólares. Não se sabe se teve compradores.
Fonte:http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.