sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ornitorrinco- Um Bicho pra lá de Esquisito!

Blog de cienciaemtudo :Amo Biologia, Ornotorrinco- Um Bicho pra lá de Esquisito!
O ornitorrinco é um animal muito esquisito para nós. Pra começar, ele é o único mamífero que manteve a característica de colocar ovos, já que há milhares de anos isso acontecia com a nossa classe.
Há registros fósseis de que esses animais pra lá de estranhos já habitaram a América do Sul, há mais ou menos 55 milhões de anos.Atualmente, ele só é encontrado na costa leste australiana e na Tasmânia.
Os ornitorrincos chamam atenção pela aparência exótica. Tem até quem ache que eles parecem com os patos. Mas esses dois bichos não têm nada em comum. A estrutura do corpo do ornitorrinco que costuma ser associada a um bico, por exemplo, na verdade é uma placa formada por material semelhante ao encontrado nas nossas unhas. Ela conta com vários sensores nervosos que ajudam o animal a identificar presas. Finalidade muito diferente da apresentada pelo bico do pato, que auxilia essa ave a filtrar microorganismos encontrados na água para a sua alimentação.
O curioso também é que quando eles são pequenos alimentam-se do leite extraído de sua mãe e ao crescer passam a se alimentar de camarões de água doce, girinos, moluscos e pequenos peixes. Enquanto os demais mamíferos precisam sugar as mamas da mãe para retirar o leite para se alimentar os ornitorrincos apenas lambem o corpo da mãe e o leite começa a brotar das glândulas mamárias espalhadas pelo corpo dela. Interessante,não? E quando a mamãe ornitorrinco engravida, não dá a luz a filhotes. Esses nascem de ovos, pois eles são ovíparos!
Eles chegam a viver até 15 anos. Você sabia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.