terça-feira, 8 de julho de 2014

15 COISAS QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE MICHELÂNGELO



O nome completo do pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano Michelangelo era Michelângelo di Lodovico Buonarroti Simoni.

Michelângelo nasceu na localidade de Caprese, região da Toscana, em 1475. Morreu em 1564, aos 89 anos de idade.

O principal mecena de Michelângelo foi a família Médici, uma dinastia rica e poderosa da região da Toscana (diga-se, Florença).

Ao contrário do que pensa o senso comum, Michelângelo não pintou os afrescos da Capela Sistina sozinho. Ele contou com dez ajudantes para realizar o trabalho.

Antes de cada pincelada nas figuras da Capela Sistina, Michelângelo chegava a fazer até sete rascunhos. Só pintava a imagem quando ficava satisfeito.

Poucas pessoas perceberam um detalhe na cena em que os dedos de Deus e Adão se tocam, a mais famosa da Sistina: a presença de Eva. A esposa do primeiro homem, segundo a Bíblia, está protegida pelo braço esquerdo de Deus.

Dizem que o profeta Jonas é uma reprodução do próprio artista e Zacarias, do papa Júlio II. Detalhe: foi Júlio II quem encomendou os trabalhos da Capela.

Michelângelo era canhoto.

Acredita-se que Michelângelo Buonarroti e Leonardo Da Vinci nunca se bicaram.

Acredita-se também que tanto Da Vinci quanto Michelângelo eram homossexuais. Além de meticuloso ao pintar nus masculinos, Michelângelo era apaixonado por um jovem da nobreza chamado Tommaso Cavalieri. Ele teria ainda deixado muito poemas de com uma carga homoerótica bastante expressiva. Aliás…

Você sabia que Michelângelo também era poeta? O artista deixou em torno de 300 poemas para a posteridade.

Dizem que a estátua de Moisés, esculpida por Michelângelo, ficou tão perfeita que até o próprio artista ficou surpreso com o resultado. Admirado, Michelângelo teria batido na perna da estátua e dito “Fala!”.

Por ridicularizar um colega da escola de Lorenzo de Médici, Michelângelo levou um forte soco no nariz. A agressão deixou o artista com um nariz de aparência “achatada”, que sempre chamava a atenção das pessoas por onde ele passava.

Esculpida por Michelângelo, a estátua de Davi é uma das mais importantes obras do Renascimento. Possui mais de 5 metros de altura e levou 3 anos para ficar pronta. Ela é tão famosa que existem inúmeras cópias na Itália.

Seus restos mortais estão enterrados na igreja de Santa Croce, na cidade italiana de Florença, a mesma onde estão sepultados Galileu, Rossini e Maquiavel.


Fontes: Wikipedia, Guia dos Curiosos, Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura, Superinteressante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.