sábado, 2 de agosto de 2014

Adutora será instalada para transferir água do Pedras Brancas, em Quixadá-CE, para Quixeramobim

Barragem Pedra Branca
O prefeito Cirilo Pimenta confirmou a informação que foi publicada pelo Monólitos Post e que repercutiu em diversos meios de comunicação do Estado. Uma adutora será instalada no açude Pedras Brancas para abastecer o município de Quixeramobim.

A obra, ainda em fase de estudos, deverá custar em torno de R$ 20 milhões e, segundo Cirilo, o sistema de adução deverá estar concluído até dezembro deste ano. Serão 49Km de dutos.
A preocupação do chefe do executivo de Quixeramobim está relacionada ao Hospital Regional do Estado, com o início de suas atividades previstas para setembro. Temendo a possibilidade do açude Fogareiro atingir seu volume morto antes do fim do ano, Cirilo articulou para que a adutora fosse construída ligando o Pedras Brancas ao principal reservatório do município que ele administra.
Atualmente, o Pedras Brancas está com menos de um quarto de sua capacidade de armazenamento e a transferência de água para o município vizinho já preocupa os quixadaenses, que temem um período prolongado de estiagem e a necessidade de racionamento. Apesar disso, o coordenador do Núcleo Técnico da Cogerh na Sub-bacia do Banabuiú, Luiz Cesar Pimentel, já confirmou a deliberação da adutora.
Em Quixadá, a obra tem repercutido bastante, e muitos a veem como símbolo da fraqueza política dos atuais representantes do município. Osmar Baquit e Rachel Marques são parlamentares que compõem a base de apoio ao governador Cid Gomes, porém, na visão de alguns, não parecem capazes de suplantar o projeto de Cirilo que, como muitos tem apontado, ameaça a segurança hídrica de Quixadá.
Cirilo Pimenta, por sua vez, afirma que a obra pode acabar beneficiando os dois municípios. ”Como o Açude Fogareiro costuma ser o primeiro da região a sangrar, quando as chuvas chegam, a adutora poderá funcionar em ordem inversa”, afirma ele.
Fonte:http://www.monolitospost.com/2014/08/02/confirmado-adutora-sera-instalada-para-transferir-agua-do-pedras-brancas-para-quixeramobim/#.U9zxRYsA_bQ.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.