segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Esclerose Lateral Amiotrófica: entenda a doença mobilizadora do balde de gelo

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), conhecida também como doença de Lou Gehrig ou doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal. A característica da doença é a degeneração dos neurônios motores e das células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.
Atualmente, a doença não tem cura e a média de sobrevivência após o início dos sintomas é de três a cinco anos de acordo com informações da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA).
A sua causa dessa patologia não é totalmente esclarecida. De maneira geral, segundo a ABrELA, o sexo masculino é mais comprometido que o feminino. Os brancos são mais afetados que os negros, com idade média de início aos 57 anos, um pouco mais precoce nos homens.
Casos raros
Stephen Hawking - Esclerose
Divulgação/PA
Apesar de ser uma doença fatal, há exceções à regra. O famoso cientista Stephen Hawking, que recebeu o diagnóstico aos 21 anos, continua vivo aos 72.
Desafio do Balde de Gelo
Mark Zuckerberg Ice Bucket Challenge
Reprodução/Facebook
O Desafio do Balde de Gelo, ou Ice Bucket Challenge, é uma iniciativa que começou em julho e que viralizou em agosto deste ano. A atitude mobiliza as pessoas a jogar um balde de água gelada contra a cabeça e fazer uma doação de US$ 100 a ALS Association. A popularização veio quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook, gravou um vídeo participando da campanha e tomando banho de água gelada.
O periódico The Boston Globe divulgou nesta terça feira (19) que mais de 1 milhão de vídeos com a hashtagh #icebucketchallenge já foram publicados no Facebook.
Informações da ALS revelaram que entre 31 de julho e 14 de agosto a associação que busca por uma cura da Esclerose Lateral Amiotrófica arrecadou mais de R$ 14 milhões, cinco vezes mais do que foi arrecadado durante todo o ano de 2013
Fonte:http://topbiologia.com/esclerose-lateral-amiotropica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.