terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tecnologias permitem transformação de chorume em água limpa no Brasil

Um novo destino para o chorume, líquido resultado da decomposição do lixo, começou a ser adotado por diversos locais do mundo. Atualmente, tecnologias de proteção do meio ambiente conseguem transformar o material em água limpa.
Chorume e água
Reprodução/Jornal Nacional/Rede Globo
Uma reportagem do Jornal Nacional revelou que o famoso “suco do lixo”, que pode contaminar águas subterrâneas nos aterros sanitários, começou a ser transformado em estados como o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. No aterro de Cariacica, no Espírito Santo, uma tecnologia brasileira transforma 130 mil litros de chorume por dia em água tratada e adubo.
“Não é possível que a gente continue levando o chorume para estações de tratamento de esgoto que não tratam chorume. Diluem apenas”, comenta o engenheiro civil Walter Plácido em entrevista ao jornal.
Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o tratamento do chorume é ainda mais sofisticado. O chorume recolhido do aterro é bombeado para uma miniestação de tratamento que cabe em um contêiner. Equipamentos de última geração filtram o material e micro membranas só deixam passar as moléculas de água. O resultado do processo é a água pura e destilada. O processo gera uma economia de até R$ 300 mil em apenas dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.