domingo, 14 de setembro de 2014

Torre Eiffel: 125 anos

Um dos ícones de Paris, com várias réplicas mundo afora, foi criado em 1889 para durar apenas duas décadas e perdura até hoje

Em 31 de março de 1889, era inaugurada, em Paris, a Torre Eiffel, um dos monumentos mais famosos e mais visitados do mundo. A imponente construção de 324 metros foi idealizada pelo engenheiro Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889 e construída no parque Campo de Marte para durar apenas 20 anos, mas se tornou o símbolo da França e atrai sete milhões de turistas a cada ano. Desde a sua inauguração, estima-se que cerca de 250 milhões já visitaram o monumento.
Localizada na margem esquerda do Sena, em frente ao Palácio do Trocadéro, sua construção se deu durante dois anos, dois meses e cinco dias, com 150 operários e sem nenhum acidente. O custo foi de 7,5 milhões de francos - no câmbio atual 75 milhões de euros.
Em uma época de agitação cultural e tecnológica no mundo inteiro, às vésperas do século XX, o governo francês planejou a Exposição Universal de 1889 e lançou um concurso de design arquitetônico para um monumento a ser construído no Campo de Marte, no centro de Paris.
Concorrendo com 107 projetos, a ideia do engenheiro Eiffel venceu a competição e, dois anos depois, foi construída a torre que levaria o seu nome e que viria a ser um dos monumentos mais reconhecidos no mundo.
Algumas vezes considerada como um projeto inútil, teve outras propostas, como o de uma torre inteiramente em granito e, outra, na forma de uma guilhotina gigante, lembrando a Revolução Francesa.
Concebida para ser uma instalação temporária e para celebrar o centenário da Revolução, a Torre Eiffel deveria ser demolida em 1909, quando expiraria o contrato de 20 anos do uso do terreno pela Exposição Universal.
Entretanto, sua utilidade científica a manteve intacta. O monumento chegou a abrigar um laboratório meteorológico no terceiro andar e também foi usado como antena de transmissão de rádio, muito importante na Primeira Guerra. Ainda hoje, serve de antena de rádio e televisão para aquela região de Paris.
Considerada uma das mais belas estruturas construídas, é, atualmente, o monumento mais conhecido e o mais visitado com ingresso pago da França, rivalizando com o Museu do Louvre e ao lado dos templos de Sacré-Coeur e Notre Dame, ambos com acessos gratuitos. Em 2001, disputou a indicação para a lista das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
Além do atual marrom, a torre já foi verde, amarela e azul. Seus primeiros convidados foram membros da família real da Inglaterra. Mas, recebeu também Buffalo Bill, junto com seu circo. Ao todo, existem pelo mundo cerca de 80 torres com altura igual ou superior à Eiffel, mas nenhuma detém a sua fama e importância.
Na torre, funciona o Restaurante Júlio Verne, gerido pelo chef Alain Ducasse. A lista de reservas leva atualmente três meses de espera, e os preços podem ir de 98 a 235 euros.
Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/gente/torre-eiffel-125-anos-1.1098997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.