domingo, 14 de setembro de 2014

Pesquisa aponta que mais jovens têm usado a pílula do dia seguinte; entenda o método



Imagem da reportagem sobre mães adolescentes do programa "Caminhos da reportagem", da TV Brasil.
Imagem da reportagem sobre mães adolescentes do programa "Caminhos da reportagem", da TV Brasil. Foto: Divulgação / O Globo


Uma pesquisa feita pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) com mais de 700 adolescentes entre 15 e 19 anos indicou que, das 94% jovens que conhecem o método contraceptivo, cerca de 60% já recorreram à pílula do dia seguinte uma vez na vida. Especialistas responsáveis pelo estudo analisaram o resultado considerando o lado positivo do uso da pílua, indicando que as jovens estão preocupadas com sua vida sexual ativa, prevenindo uma gravidez indesejada. O principal problema encontrado, porém, é que este cuidado tenha caráter emergencial e não esteja sendo orientado por um médico.




Pílula do dia seguinte
Pílula do dia seguinte Foto: Reprodução internet

Verdades sobre a pílula do dia seguinte
O questionário da pesquisa a respeito do conhecimento da contracepção de emergência revelou que a maioria das adolescentes desconhece o funcionamento e o período de atuação da medicação. Segundo o trabalho, os amigos de dentro e fora da escola são a maior fonte de informação das jovens, que trocam entre si, mas não têm acesso às informações oficiais sobre a contracepção.
O ginecologista Silvio Fernandes fez então uma lista de verdades a respeito do método que devem ser difundidas entre homens e mulheres, jovens ou experientes.
1) Não deve ser ingerida antes da relação sexual
A pílula do dia seguinte é ferramenta a ser usada em casos de emergência. O método de prevenção para a gravidez mais eficaz é a pílula anticoncepcional associada à camisinha, que também oferece proteção para transmissão de doenças.
2) Deve ser tomada até 72h depois da relação sexual
O nome “pílula do dia seguinte” não significa que seja necessário esperar o dia seguinte para usá-la. A informação é que o quanto antes a medicação for tomada, maiores são as chances de garantir a sua eficácia, sendo 72h o prazo máximo.
3) Produz efeitos colaterais
O uso da pílula emergencial pode provocar enjoos, dores de cabeça, vômitos, aumento da sensibilidade mamária e mudança do ciclo menstrual.
4) Não é abortiva
— O aborto é uma intervenção no óvulo fecundado no interior do útero. Já a pilula do dia seguinte atua dificultando que a fecundação aconteça e são várias as transformações que ela provoca — esclarece Silvio.
Ela é uma dosagem hormonal alta que cria mecanismos que dificultem o encontro do óvulo com o espermatozóide, como aumentar a espessura do muco da vagina, diminuir a mobilidade tubária e inibir a ovulação.
5) O uso progressivo provoca falhas
A alta dosagem hormonal da pílula usada regularmente provoca um período de falha, o que significa que a administração indiscriminada da medicação cria um contexto parecido com não usar nenhum método de contracepção.
— Eu diria que as mulheres devem ter a consciência dos males que essa medicação cria para o seu corpo e entenderem que ela deve ser evitada ao máximo. A recomendação é que procurem ajuda médica toda vez que acharem que devem usar a pílula. Só um especialista pode avaliar a real necessidade de tomar ou não — alerta o ginecologista.
6) Não se deve combinar a pílula anticoncepcional com a pílula do dia seguinte
Quando usada da maneira correta, a pílula anticoncepcional é um método suficientemente eficaz para evitar a gravidez. Em caso de falha no uso da pílula, o médico deve ser consultado. A dosagem de hormônio da pílula de emergência associada à da pílula comum pode provocar efeitos perigoso para o organismo.
7) Não se ser usado por mulheres que fumam
Nenhuma pílula anticoncepcional, seja ela emergencial ou não, deve ser usada por mulheres que fumam porque aumentam o risco de tromboses venosas. As pílulas de alta concentração são ainda mais perigosas para este tipo de reações.


Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pesquisa-aponta-que-mais-jovens-tem-usado-pilula-do-dia-seguinte-entenda-metodo-13381589.html#ixzz3DIUgcCsB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.