domingo, 7 de dezembro de 2014

Amigas buscam no facebook doador de medula para jovem com leucemia...E conseguem. Veja!!!

Amigas de Poliana Deves, que mora no PR, criaram página em rede social.
Enfermeira foi diagnosticada com leucemia linfóide aguda em abril de 2014.

Pinterest
Poliana Deves recebeu o diagnóstico de câncer em abril deste ano (Foto: Arquivo pessoal)Poliana Deves recebeu o diagnóstico de câncer em abril deste ano (Foto: Arquivo pessoal)
A notícia mais esperada pela enfermeira Poliana Deves chegou pouco mais de sete meses após o diagnóstico de leucemia linfóide aguda (LLA). A jovem, de 24 anos, que mora em Cascavel, no oeste do Paraná, soube no início deste mês de dezembro que um doador compatível de medula óssea foi encontrado. Durante a espera, Poliana contou com a ajuda das amigas para encontrar um doador. A página criada no Facebook reuniu mais de 13 mil membros, e o número de cadastros no Hemocentro da cidade dobrou em uma semana.
O transplante foi marcado para março de 2015. “Eu ganhei meu presente de Natal, tem gente que espera há anos na fila. Foi uma grande surpresa, a chance é 1 para 100 mil, a gente sabe que e difícil de existir a compatibilidade e não esperávamos que fosse tão rápido. Estou muito feliz”, conta Deves.
Amigas de Poliana Deves criaram página para incentivar doação de medula óssea (Foto: Reprodução Facebook)Amigas criaram página para incentivar doação de
medula óssea (Foto: Reprodução Facebook)
A novidade pegou as amigas, que administram a página na rede social, de surpresa. Elas não esperavam que o doador fosse encontrado em poucos meses. “Ficou todo mundo extasiado, sem palavras, a gente sabia que ia acontecer, mas achávamos que ia demorar”, afirma Joana Paula Carneiro.
E como regra, a única informação que a Poliana tem sobre o seu doador é de que essa pessoa não é brasileira. “Infelizmente não podemos saber quem é esse anjo”. O doador só poderá ser conhecido daqui a dois anos e se ele aceitar, caso contrário sua identidade será mantida em segredo.
O transplante está marcado para ser realizado em março de 2015. “Agora que caiu a ficha começo o processo mais minucioso, a me preparar para o transplante”, diz a enfermeira. “Temos consciência que tem muita coisa para a nossa guerreira enfrentar, mas estamos vendo a luz no fim do túnel”, afirma a amiga.

Campanha
Para Joana, o objetivo foi conquistado graças a colaboração de todos que entraram na campanha. “Se não tivesse tomado [a campanha] essa proporção que tomou a gente não teria colocado ela no banco internacional de medula óssea. O Paraná todo ficou conhecendo a Poliana e tudo aconteceu pela campanha e por toda a movimentação que gerou”, avalia.
Mesmo com o doador encontrado, a divulgação na internet deve continuar. A intenção é informar as pessoas sobre a doação de medula óssea. “Eu e as meninas decidimos que a Poliana foi só a primeira. Com essa notícia a nossa força para continuar está maior do que nunca", diz Joana.
“Eu quero agradecer muito o apoio que recebi e peço que as pessoas se mobilizem e se cadastrem como doadoras”, se sensibiliza Poliana, que faz planos para quando o tratamento terminar “Quero casar, voltar ao trabalho e ter uma vida normal. Só alegria”.
Transplante está marcado para março de 2015 (Foto: Arquivo pessoal)

Transplante está marcado para março de 2015 (Foto: Arquivo pessoal)
Fonte:http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2014/12/apos-campanha-no-facebook-jovem-encontra-doador-de-medula-ossea.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.