terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Expresso do Oriente.


Transporte ferroviário de luxo inaugurado em 1883, pelo empresário belga Georges Nagelnackers, que fazia a travessia entre Paris e Constantinopla ( Hoje Instambul) e que trazia como passageiros milionários e a fina nata da aristocracia européia. O serviço foi temporariamente interrompido em 1914, por força da primeira guerra e retomado em 1918.Um ano depois passou a usar o túnel Simplon ligando Suíça à Itália. A década de 30 foi apogeu do luxuoso trem que passou a se dividir em três linhas: O expresso do Oriente Tradicional, o Simplon Orient Express e o Arlberg Orient Express que saia de Paris rumo a Budapeste. Outra interrupção se deu entre 1939 e 1945 devido à Segunda Guerra, após a qual o trem voltou a circular com algumas mudanças geográficas devido às consequências dos dois conflitos mundiais.
A rota original se encerra em 1962, período da Guerra Fria e em 1977 se dá a última viagem Paris-Instambul. Atualmente o Oriente Express faz viagem entre a França e a Áustria, mas sem o glamour de outrora, enquanto os vagões das composições originais se encontram expostos em museus.
Além de Ághatha Christie, outros escritores o usaram com o elementos de histórias de personagens como James Bond e Sherlock Holmes, entre outros.
Fonte:Revista Literatura - Editora Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.