quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Ceará pode retirar das Américas o mérito da erradicação do sarampo



Caso o surto de sarampo não seja controlado, as Américas deixam de ser área com a doença erradicada. No Estado, 674 casos foram confirmados, de 2013 até agora. Fortaleza e Caucaia estão em situação mais grave




Com 674 casos confirmados em 28 municípios, o Ceará pode retirar das Américas o mérito mundial de erradicação do sarampo. O risco de endemia é alto, principalmente, em Fortaleza e Caucaia (Região Metropolitana), municípios considerados pelo titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlile Lavor, como “sedes do sarampo”. Outros 45 casos da doença estão sendo investigados. Crianças com menos de um ano estão entre os mais afetados.

A situação, com números referentes ao período de 2013 até agora, é tão grave que secretários municipais da Saúde de todo o Estado, além de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde (MS), estiveram ontem em Fortaleza debatendo a melhor forma de lidar com o problema.

Além do Ceará, Pernambuco e São Paulo têm 24 e 7 casos de sarampo, respectivamente, no período. Segundo o MS, entretanto, os outros estados conseguiram controlar a doença. “Nas Américas, se for decretado que a circulação do vírus (do sarampo) permanece, vamos perder a certificação inteira (de erradicação)”, indica a consultora da Opas, Samia Samad.

O Ceará tem, dessa forma, 90 dias para controlar a situação antes que se estabeleça como área endêmica da doença. “O sarampo já foi uma doença importante, com acometimento de milhares de crianças em casos de complicação, internação e óbito. Não queremos que isso cresça no nosso País”, reforçou a coordenadora de imunização do MS, Carla Domingues.

Com a aproximação do Carnaval, o Estado deseja controlar o surto antes que haja aumento da possibilidade de incidência. “Nossa expectativa é que a população se sensibilize e tenha consciência da sua participação, para que o Carnaval chegue sem riscos”, diz Samia Samad.

Cuidados e casos
Em Caucaia, o caso mais recente de sarampo foi confirmado no último dia 5. Já em Fortaleza, o último registro de que se tem conhecimento é do dia 31 de dezembro do ano passado. Apesar da complexidade da doença, a Sesa garante que não houve nenhum óbito desde 2013, quando a patologia voltou a se instaurar no Ceará. As ocorrências na Capital, segundo o secretário Carlile Lavor, acometem, sobretudo, as Regionais II e V.

Em todo o Estado, 16 mil agentes de saúde foram mobilizados para colocar em prática conjunto de ações de prevenção ao sarampo. Em fortaleza, o reforço é de 2,6 mil profissionais, informa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nos bairros em que o risco é maior, será feita uma varredura com visitas a residências para vacinação.

A vacina tríplice viral é a única forma de prevenção, garantem especialistas. Na atual endemia no Ceará, 26,8% dos casos foram registrados em crianças com menos de um ano de idade.

Serviço
Vacinação
Os postos de saúde têm vacina tríplice viral.
Saiba mais

Além do sarampo, a vacina tríplice viral protege contra a caxumba e a rubéola.

Especialistas acreditam que o surto de sarampo no Ceará pode ter sido causado pelo fluxo de turistas.

Em 2013, Pernambuco apresentou 200 casos de sarampo, situação que, assim como agora, quase tirou as Américas do eixo de eliminação da doença.

Endemia “é a ocorrência habitual de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área. Pode significar ainda a prevalência usual de determinada doença nessa área”.

Já epidemia “é a ocorrência, em uma coletividade ou região, de casos de uma doença em número que ultrapassa a incidência normalmente esperada e derivados de uma fonte
comum ou que se propagou”. As definições são do Ministério da Saúde.
Fonte: Jornal o Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.