sábado, 24 de janeiro de 2015

Criança australiana recebeu o primeiro pâncreas artificial do mundo


  (Foto: reprodução)
Um menino de quatro anos recebeu na Austrália o primeiro pâncreas artificial do mundo, um dispositivo do tamanho de um celular que fica no quadril e se conecta ao interior do corpo por meio de tubos. O mecanismo pode ajudar no tratamento de pacientes com diabetes.
A cirurgia foi realizada ontem no hospital Princess Margaret, em Peth, capital do estado de Austrália Ocidental, segundo a rádio "ABC".
O menino tem diabetes do tipo 1 e constantemente tinha crises de hipoglicemia. O pâncreas artificial libera insulina no corpo quando necessário.
O dispositivo tem uma vida média de quatro anos e custa cerca de R$ 21 mil. A mãe do paciente disse que o pâncreas artificial terá um grande impacto na vida de seu filho, que precisa ter o nível de glicose constantemente controlado pelos pais.
"Oferece uma maior liberdade de alimentação. Ele só tem quatro anos. Não dá pra impedir uma criança quando ela quer comer mais espaguete ou está em um aniversário. O dispositivo também permitirá um maior controle durante a noite, nenhum pai quer ficar acordando a cada hora", afirmou.
O professor Tim Jones, do hospital Princess Margaret, afirmou que a nova tecnologia "serve para qualquer idade" e que com o tempo ficará mais barata e acessível.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2015/01/crianca-australiana-recebeu-o-primeiro-pancreas-artificial-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.