sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Cuecas apertadas podem diminuir a produção de espermatozoides

Cueca pixeladas não afetam na fertilidade masculina (Foto: Creative Commons)

Existem vários mitos sobre o que pode interferir na produção de espermatozoides: notebooks, peso, ciclismo, estresse, exercício demais ou falta dele. Todos itens parecem bem plausíveis, mas o problema pode estar no tamanho da sua cueca. E isso não tem nada a ver com o aperto e sim com a temperatura.
Um estudo realizado em 2012, constatou que a produção de espermatozoides está intimamente ligada à temperatura da bolsa escrotal.
Os pesquisadores acompanharam cinco homens de 25 a 35 anos durante quatro meses. Durante esse período, os homens deveriam usar uma cueca apertada de 14 a 16 horas por dia - e a temperatura dos testículos aumentava por conta da proximidade que o aperto proporcionava. O resultado foi impressionante: depois de três semanas usando a cueca ‘especial’, a produção de esperma praticamente zerou. Na última visita dos pesquisadores, dois dos cinco homens não tinha espermatozoide nenhum.
A boa notícia é que, depois de alguns meses usando cuecas normais, os homens voltaram ao normal. Conclui-se que quanto maior a temperatura, menor a produção de espermatozoides.

Outra pesquisa também revelou problemas causados por cuecas apertadas. 12 homens foram analisados, metade deles usava cueca boxer mais folgada enquanto os outros usavam cueca boxer mais justa. Depois de um ano compararam os espermatozoides e a qualidade dos que usava boxer apertada era bem inferior aos que usavam a outra.
As desvantagens do calor para a fertilidade masculina estendem-se a banhos quentes, saunas e posições de dormir. Além disso, a produção de espermatozoides é menor em estações do ano nas quais as temperaturas são maiores.
Ciclismo
Andar muito de bicicleta também pode afetar a produção de espermatozoides, provavelmente pelas mesmas razões de temperatura elevada. Calma! Não precisa largar a bike assim. Só apresentaram problemas os que praticavam ciclismo de forma exagerada.
Um estudo analisou ciclistas durante seus treinos, alguns chegavam a praticar intensamente de 12 a 16 horas por semana. No fim da pesquisa, esse comportamento apresentou alteração na produção de espermatozoides, e constatou-se que o ciclismo intenso pode ser prejudicial.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2015/01/cuecas-apertadas-podem-te-deixar-esteril.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.