sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ovo: aliado do cérebro e das grávidas


Alimento é bom para a memória, concentração, desenvolvimento cerebral e o crescimento saudável do feto


O ovo é bom para o cérebro e para as grávidas - Foto:Getty Images

O ovo é bom para o cérebro e para as grávidas

A criação de aves domésticas na América começou com a segunda viagem de Cristóvão Colombo ao continente em 1493. A bordo do navio estavam os primeiros galináceos, uma linhagem originária da Ásia. Assim, o ovo de galinha chegou ao Novo Mundo e anos depois passou a fazer parte da dieta dos brasileiros.

Após séculos como um dos principais alimentos da população mundial, especialistas passaram a afirmar que o ovo causava altos níveis de colesterol, fazendo com que ele fosse considerado um vilão da saúde.

Felizmente, descobriu-se que apesar de conter colesterol, uma unidade possui 178 miligramas, não é ele quem faz os níveis subirem. Isto porque o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras saturadas que ao longo do tempo estimulam a síntese do LDL, o colesterol ruim, e não o colesterol presente nos alimentos.

Aliás, o ovo possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, apesar de não estarem presentes em grande quantidade no alimento, ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e a primeira ainda contribui para elevar o colesterol bom (HDL).

O alimento ainda é importante para o desenvolvimento cerebral e da memória, pois possui colina, que é necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares.
O ovo é rico em vitaminas A, que tem efeito antioxidante e é essencial para a visão, D, responsável pela saúde óssea, E, que tem ação antioxidante, e em zinco, selênio e magnésio, minerais antioxidantes importantes para o organismo.

O alimento é recomendado para quem quer emagrecer, pois proporciona saciedade, já que é rico em proteínas que tornam a digestão lenta. Além disso, como este processo digestivo é demorado, há maior gasto energético.

Principais nutrientes do ovo

Ovo de galinha - 50 g (uma unidade)
Calorias 71,5 kcal
Proteína 6,5 g
Gorduras 4,45 g
Carboidrato 0,8 g
Colesterol 178 mg
Cálcio 21 mg
Magnésio 6,5 mg
Manganês --
Fósforo 82 mg
Ferro 0,8 mg
Sódio 84 mg
Potássio 75 mg
Cobre 0,03 mg
Zinco 0,55 mg
Retinol 39,5 mcg
Tiamina 0,0035 mg
Riboflavina 0,29 mg
Piridoxina --
Niacina 0,375 mg
Fonte:http://blogfisiobrasil.blogspot.com.br/2014/09/ovo-aliado-do-cerebro-e-das-gravidas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.