Quando se fala de ferimentos grandes e abertos, não houve muitos avanços no tratamento nos últimos cinco mil anos. Assim como os antigos egípcios usavam agulhas e fios, os médicos usam hoje a mesma suturação para evitar infecções e facilitar o processo de cicatrização.
No entanto, quando o ferimento é grande ou complexo demais, ou quando o paciente está sujeito a uma maior taxa de mortalidade, o procedimento comum de sutura não é capaz de impedir isso.
quem-inova-topclosure
Em Hadera (Israel), o Dr. Moris Topaz percebeu que as suturas nem sempre eram capazes de fechar cortes eficientemente e unir a pele para a cura adequada. Na maioria dos casos, a cirurgia era a única solução viável para tratar e selar ferimentos complexos, o que o levou a desenvolver um método novo para garantir uma suturação segura chamado TopClosure.
O dispositivo estica a pele em torno do ferimento para evitar a necessidade de enxertos de tecido e assegura que o ferimento cicatrize de forma estética e saudável.
O sistema consiste em duas partes principais: fitas de “amarra” e fechos a serem unidos. As fitas vêm em vários comprimentos de acordo com o tamanho do ferimento, e cada fecho contém uma base adesiva que é colocada sobre a pele, assim como aberturas para colocação de grampos caso seja necessário um suporte adicional. Os dois fechos são colocados nos lados opostos do ferimento, como os pilares de uma ponte. A fita é inserida através dos fechos, comprimindo os tecidos da pele até que se fechem. Os pontos finais são então aplicados sobre essa colagem temporária. Veja a demonstração do vídeo abaixo:

Feita com um polímero especial que foi testado para garantir durabilidade e dar sustentação a suturas, o TopClosure é desenvolvido especificamente de forma a se soltar antes que uma tensão excessiva comece a rasgar o tecido cutâneo, como pode ocorrer após a aplicação de pontos em grandes ferimentos.
O sistema afirma tirar vantagens das propriedades elásticas da pele para otimizar o fechamento do corte, seja naturalmente ou por meio de cirurgia. “[O TopClosure] exerce cem mil vezes menos tensão sobre a pele do que uma sutura”, diz o doutor Topaz. “Se eu fizesse isso com sutura, seria muito doloroso para o paciente.”
quem-inova-topclosure1
De fato, o método único do dispositivo tende a melhorar a atual prática de suturas de forma significativa. O método pode ser usado antes da cirurgia para preparar as incisões cutâneas, durante a cirurgia para aliviar a tensão sobre a pele e após a cirurgia como um apoio de união adicional junto com os pontos, para acelerar o processo de cura em geral.
Embora as cirurgias longas e complicadas exijam um uso “invasivo” do TopClosure, o que significa usar grampos para fornecer apoio adicional aos fechos, as potenciais cicatrizes deixadas pelos grampos são menores comparadas às marcas profundas causadas pela aplicação de suturas e/ou de enxertos de pele.
“O mais importante sobre o TopClosure é sua simplicidade”, afirma o Topaz. “Os médicos frequentemente dizem: ‘por que não pensamos nisso antes?’ Meu desejo é que ele seja apresentado a todos os médicos e pacientes como uma tecnologia emergente que pode ser aplicada em qualquer lugar no mundo sem procedimentos sofisticados de cirurgia plástica.”