Situado num magnífico teatro do início do século 20, El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires, Argentina, é uma das maiores livrarias da América do Sul, e graças à visão de arquitetos Peró e Torres Armengol, é hoje uma das mais belas livrarias no mundo.
O edifício originalmente abrigava o Teatro Grand Splendid na década de 1920 que realizou shows populares, incluindo performances dos famosos cantores de tango Carlos Gardel e Ignacio Corsini.
Mais tarde, ela foi transformada em uma sala de cinema e mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina. Grand Splendid foi mais uma vez convertido em um teatro. e depois voltar para a casa de filme.
Após a última sessão, em 1991, a má condição econômica forçou o teatro para ser encerrado. Foi marcada para demolição até que o Grupo Ilhsa, proprietário da editora El Ateneo, entrou em cena. Eles compraram o prédio em 2000 e, posteriormente, renovado e converteram-no em uma loja de livros e música. Ele rapidamente ganhou reconhecimento como uma das livrarias mais majestosas do mundo.
Confira as imagens abaixo:



el-ateneo-grand-splendid-292
Fonte:https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/el-ateneo-grand-splendid-uma-belissima-livraria-argentina-construida-em-um-teatro-da-decada-de-1920/