quarta-feira, 20 de março de 2013

MUSEU DE CAMPINA GRANDE


Museu projetado por Oscar Niemeyer em Campina Grande, na Paraíba


Complexo é apelidado de Museu dos Três Pandeiros por causa do formato circular das suas três salas de exibições



Divulgação: UEPB


Apelidado de Museu dos Três Pandeiros, em homenagem aos artistas locais, o complexo se divide em três salas circulares. "Ele não pensou a obra como três pandeiros, mas como mais uma ousadia arquitetônica, com um prédio 'flutuando' acima das águas do cartão postal da cidade", conta Luiz Marçal, arquiteto da equipe de Oscar Niemeyer que trabalhou nesse projeto. "Quando ele soube que o povo paraibano apelidou a obra de 'Museu dos Três Pandeiros', assimilando a obra com artistas da região, isso foi motivo de grande alegria para Oscar", completa.
Os três espaços serão usados para exposição de artesanato, para música e para obras de literatura de cordel, cantoria e xilogravura. Entre os artistas nordestinos que serão homenageados no museu, estão Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga. O local terá acervo permanente e espaço para receber exposições temporárias.
Além do museu, o arquiteto assinou outros projetos para o campus da UEPB em Campina Grande, que ainda não foram construídos. Um deles é a nova Biblioteca Central, cujo projeto contempla a reestruturação urbana dos arredores da universidade.
Outros campus da instituição também possuem projetos desenvolvidos por Niemeyer, mas ainda não executados. São eles: o Centro de Vivência do Campus I, o Memorial de Cultura Popular do Campus de Patos e o novo Campus de Monteiro.
Divulgação: UEPB


Divulgação: UEPB


Divulgação: UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.