quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mulheres que fizeram história - Parte 2

Bravas Mulheres (Parte 2)

Blog de carmemdevas :ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Fiz várias tentativas e não consegui colocar o artigo inteiro de uma só vez. Então aí vai a segunda parte...

Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Rachel de Queiroz, (Fortaleza, 17 de novembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2003), foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Ganhou em 1993 o considerado Nobel da literatura portuguesa, o Prêmio Camões e é considerada a maior escritora brasileira. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição.






Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Simone de Beauvoir - Marie Bertrand de Beauvoir, (Paris, 9 de janeiro de 1908 —Paris, 14 de abril de 1986), foi escritora, filósofa existencialista e feminista francesa. Escreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia. Uma de suas obras, O Segundo Sexo, traçou um perfil analítico sobre o papel das mulheres na sociedade moderna. Foi a companheira do também filósofo Jean Paul Sartre.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Susan Brownell Anthony, (15 de fevereiro de 1820 – 13 de março de 1906), foi uma feminista que junto com Elizabeth Cady lutou pelos Direitos das Mulheres. Pioneira no movimento feminista americano e europeu já no século 19. Fundou a associação sufragista americana e foi a primeira mulher a ter seu rosto estampado em uma moeda de circulação nacional nos EUA.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Tarsila do Amaral, (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973), foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Teano foi uma matemática e filósofa da Grécia Antiga. Era filha de Pitonax de Creta (um físico e filósofo seguidor do orfismo), que foi uma grande discípula de Pitágoras. Teano foi aluna de Pitágoras e supõe-se que tenha sido sua mulher. Dentro da tradição pitagórica, Teano considerava que tudo que existe por ser distinto numericamente. O número é o princípio da realidade e da individualidade. Acredita-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido. Em outros relatos acredita-se que tenha sido filha de Brontino - sucessor de Pitágoras; ou ainda a filha de Pitágoras e mulher de Brontino, ou a filha de Milo de Crotona.


Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Virginia Woolf,(Londres, 25 de Janeiro de 1882 — Lewes, 28 de Março de 1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Woolf era membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhava um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entreguerras. Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs Dalloway (1925), Passeio ao Farol (1927) e Orlando (1928), bem como o livro-ensaio Um Quarto Só Para Si (1929), onde encontra-se a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um quarto próprio se ela quiser escrever ficção". A sua última obra foi Entre os atos, publicada em 1941, posterior à sua morte. No dia 28 de Março de 1941, após ter um colapso nervoso Virginia suicidou-se. Ela vestiu um casaco, encheu seus bolsos com pedras e entrou no Rio Ouse, afogando-se. Seu corpo só foi encontrado no dia 18 de abril.





Blog de carmemdevas : ESTAÇÃO DA ARTE, Bravas Mulheres (Parte 2)
Zilda Arns Neumann, (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934 — Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010), foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. No dia 12 de janeiro de 2010 Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. Pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.
Fonte:http://carmemdevas.arteblog.com.br/691063/Bravas-Mulheres-Parte-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.