quinta-feira, 3 de abril de 2014

30 milhões de chineses vivem em cavernas

Quando pensamos na China, muitas vezes consideramos cidades irremediavelmente superlotadas, como Beijing e Hong Kong, mas em áreas mais remotas do país, algumas pessoas vivem como hobbits em cavernas. Este não é um fenômeno raro: mais de 30 milhões de chineses vivem em grutas – um número quase igual a população inteira do Canadá.

30 milhões de chineses vivem em cavernas
A China tem, de longe, mais pessoas do que qualquer outro país do mundo, mas grande parte da nação é pouco povoada, com a grande maioria dos moradores vivendo perto das principais cidades do leste, como Pequim, Xangai e Hong Kong. Mas fora dessas áreas urbanas, alguns chineses vivem em cavernas chamadas Yaodong. Uma área que abriga muitos desses habitantes da caverna é a província de Shaanxi, onde o solo é propício para cavar. Bairros podem assemelhar-se a “Vila dos Hobbits”, de Tolkien.
Veja algumas fotos abaixo:
Claro, o grande benefício da habitação em caverna é o custo. Aluguéis nas maiores cidades da China podem ser muito altos – milhares de dólares por mês. Uma caverna, por outro lado, pode ser adquirida por US$ 30 por mês ou menos. No entanto, esta não é a única vantagem deste estilo de vida aparentemente pré-histórico. As cavernas também são bem isoladas, frescas no verão e quentes nos meses de inverno, e são surpreendentemente resistentes a desastres naturais como terremotos.
Embora a maioria desses domicílios sejam bastante humildes, outros são muito elaborados. Algumas cavernas têm paredes de tijolos, eletricidade, água corrente, e vários quartos. Muitas pessoas dormem em camas de pedra chamadas kang, que são frescas no verão, mas têm cavidades abaixo delasque podem ser aquecidas com fogo nas noites frias. [BBC, KnowledgeNuts]


Fonte:http://misteriosdomundo.com/30-milhoes-de-chineses-vivem-em-cavernas#ixzz2xrsEEOJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.