quinta-feira, 3 de abril de 2014

Urinar em piscinas pode ser mais perigoso do que pensamos

Urinar na piscina não apenas possui um fator nojento, mas também produz mais perigos para a saúde do que se imagina, quando a urina é combinada com produtos químicos.

Urinar em piscinas pode ser mais perigoso do que pensamos
Resultados de um novo estudo apontam que o ácido úrico, presente na urina, combina-se com o cloro utilizado para desinfetar piscinas e produz compostos potencialmente perigosos.
Um destes subprodutos é o cloreto de cianogênio, um composto que é conhecido por ser tóxico a muitos órgãos humanos quando inalado. Outro composto, tricloramina, é associado com lesões pulmonares decorrentes da exposição aos desinfetantes à base de cloro.
Os pesquisadores já sabiam que o cloro podia reagir com a urina, suor e outras matérias orgânicas, produzindo compostos tóxicos. Entretanto, as novas descobertas mostram definitivamente que o ácido úrico é um precursor do cloreto de cianogênio e tricloramina.
“Um equívoco dentro da comunidade da natação é que urinar em piscinas é uma prática aceitável, apesar de sinais e cartazes serem afixados em muitas piscinas para incentivar a higiene adequada”, disse o pesquisador Ernest R. Blatchley, professor de engenharia civil na Universidade de Purdue. “Também é fato que muitos nadadores ignoram esses avisos, principalmente os que participam de competições”, concluiu.

Fontehttp://misteriosdomundo.com/urinar-em-piscinas-pode-ser-mais-perigoso-que-pensamos#ixzz2xroxGqBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.