domingo, 8 de junho de 2014

10 mamíferos curiosos

Mamíferos são animais com o corpo recoberto de pelos e pele com glândulas. As fêmeas têm glândulas mamárias que segregam leite para alimentar os filhos. O mundo tem cerca de 4.600 espécies de mamíferos.
1. Alces
Os chifres dos alces levam 6 anos para atingir seu desenvolvimento pleno. Pesam 20 quilos e a abertura entre suas pontas chega a medir quase 2 metros. Em certas regiões da Ásia, as fêmeas dos alces são ordenhadas como as vacas.
2. Anta
Embora muita gente use o termo "anta" para xingar o outro de bobo, esse animal está longe de ser tonto. Antas domesticadas podem aprender muitas coisas, como girar uma maçaneta para abrir a porta ou beber água numa garrafa de refrigerante.
3. Coelho
O coelho mexe tanto o nariz porque tem o olfato muito sensível. É assim que ele fica sabendo se existe algum perigo por perto.
4. Gambá
O gambá, quando assustado ou irritado, produz um cheiro repugnante, que pode ser sentido a uma distância de 800 metros.
5. Hipopótamo
Esse mamífero é capaz de ficar um tempão submerso, porque seu nariz impede a entrada de água. A pele dele resseca e racha quando exposta ao sol. Por isso, só sai da água à noite, para comer. Quando sai durante o dia, solta uma secreção avermelhada que protege a pele.
6. Lhama
Cada lhama macho possui um harém que se compõe de 20 a 30 fêmeas. Ele consegue ter filhotes com todas elas.
7. Lince
Os filhotes só abrem os olhos aos 10 dias de vida. Em compensação, quando crescem... Os povos mais antigos acreditavam que esses animais conseguiam ver através das paredes. "Ter olhos de lince" significa enxergar de longe.
8. Rinoceronte
A carapaça do rinoceronte tem 4 centímetros de espessura. E não é que, mesmo assim, certos mosquitos conseguem picá-lo?
9. Vicunha
Ela habita a cordilheira dos Andes, em regiões de até 5 mil metros acima do nível do mar. Mas o oxigênio escasso desse lugar tão alto não é problema, pois o sangue da vicunha transporta 3 vezes mais oxigênio do que o dos seres humanos.

10. JumentoO jumento é um dos animais mais rápidos na hora de beber. Em apenas 2 minutos, ele consegue tomar 22 litros de água.
Fonte:http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1998/1/mamiferos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.