sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Obra do Cinturão das Águas está bem encaminhada


A construção do Cinturão das Águas está com as obras bem avançadas, saindo da marcha de força e entrando na marcha de velocidade para, no próximo ano, receber as águas que vão chegar, em Jati, da Transposição do Rio São Francisco. A previsão, e otimismo, é do secretário de Recursos Hídricos, Rennys Frota, acrescentando que as águas desse rio vão resolver o problema da seca no Ceará.

O Cinturão, segundo ele, depois de pronto, vai ter uma função muito importante, que é distribuir a água em várias localidades através de adutoras que vão ser ligadas a ele. O secretário viajou a Brasília para, no Ministério da Integração Nacional, liberar recursos para a instalação de mais adutoras no interior cearense. Essas adutoras vão beneficiar, entre outras cidades, Crateús, Canindé e Irauçuba.

Problemas

Ainda segundo o Frota, as adutoras, depois de prontas, vão levar água para essas cidades que, em tempos de seca, têm problema de abastecimento. O secretário informa que a falta de água está acontecendo em várias localidades, mas o problema maior está sendo nas bacias de Crateús e do Curu. Por outro lado, Frota afirmou que o Estado está se organizando para sanar o problema com novos empreendimentos.

Frota observou que o estoque de água no Ceará, em média, está na faixa de trinta por cento. Acrescenta que o reservatório que está com um bom volume de água é o Açude Castanhão, cuja estrutura está com mais de dois bilhões de metros cúbicos. Frota reforça que o açude Orós também está com um bom volume de água, que, hoje, é de mais de um bilhão de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.