domingo, 10 de agosto de 2014

Super lua aparece neste domingo (10)

O fenômeno deixa a Lua maior e mais brilhante e acontece quando o satélite chega ao seu ponto mais próximo da Terra


A Lua cheia de 10 de agosto será uma super lua. O evento acontece quando o satélite está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra e aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras luas cheias do ano. O termo científico para o fenômeno é perigeu lunar.
Segundo o site da Nasa, a Agência Espacial Americana, a Lua segue uma trajetória elíptica em volta da Terra. O ponto mais próximo é chamado de perigeu e se localiza cerca de 50 mil quilômetros mais perto do nosso planeta do que o apogeu (ponto mais distante). Por isso, as luas cheias que acontecem no perigeu parecem ser maiores e mais brilhantes. No entanto, sem instrumentos para medir o diâmetro lunar, a super lua se parece como qualquer outra.
A melhor hora para se observar e registrar o fenômeno é quando a Lua está próxima do horizonte. Nessa situação é possível compará-la com edifícios, árvores ou qualquer outro objeto que sirva como referência.
Neste ano, o fenômeno vai se repetir 9 de setembro.
Fonte:http://viajeaqui.abril.com.br/materias/superlua-aparece-domingo-10-de-agosto?utm_source=redesabril_viagem&utm_medium=plus&utm_campaign=redesabril_ngbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.