Qual é o
naufrágio mais famoso de todos os tempos?
Evidentemente
que é a tragédia do RMS Titanic (RMS-Royal Mail Ship ou Navio de Correio
Real).
Na fatídica
noite de 14 de abril de 1912, o Titanic colidiu com um iceberg que a mandou para
uma cova profunda e fria. Seu naufrágio encontra-se no Atlântico Norte, em um
trecho solitário, a várias centenas de quilômetros a leste da costa da região da
Nova Scotia, Canada. Em 1985, seus restos foram descobertos por uma expedição
franco-americana liderada pelo mundialmente renomado oceanógrafo Bob
Ballard.
O
INÍCIO
O Titanic foi
construído em Belfast, Irlanda, sob a direção de J. Bruce Ismay, co-proprietário
da White Star Line, empresa de navegação proprietária do navio. Em 31 de julho
de 1908, os contratos finais foram assinados para a construção do Titanic e seus
navios irmãos, o Olympic e o Britannic. O Titanic como seu nome indica foi
enorme, suas especificações originais eram;
Tipo de
navio
|
Navio a vapor de
passageiros
|
Classe
|
|
Deslocamento
|
46.328
t
|
Comprimento
|
256
m
|
Boca
|
28
m
|
Pontal
|
54
m
|
Calado
|
9,7
|
Propulsão
|
2
máquinas de tripla expansão com 15 000 HP
1 turbina de baixa pressão com 16 000 HP (hélice central) 29 caldeiras de vapor 2 hélices laterais de três pás 1 hélice central de quatro pás |
Velocidade
|
23 nós, e
presumivelmente cerca de 25 se as válvulas de segurança das caldeiras fossem
fechadas a fim de aumentar a pressão do vapor
|
Tripulação
|
860
|
Passageiros
|
3.547
|
A
construção continuou em várias fases até que o Titanic estava pronto para sua
viagem inaugural em 10 de abril de 1912.
Vamos dar uma olhada
nas atividades deste dia fatídico.
A
cerca de 7h30, o capitão Edward J. Smith embarca no Titanic juntamente com sua
equipe. O Titanic está no porto de Southampton, Inglaterra. Às 8:00 da manhã, a
tripulação é convocada. Entre 9:30 e 11:00, os passageiros estão autorizados a
embarcar no navio. Como descrito no filme “Titanic”, o embarque para os
passageiros de primeira classe é um processo bastante diferente do que aqueles
destinados a terceira classe. As pessoas ricas apreciavam acomodações luxuosas,
gastronomia, lazer e vistas deslumbrantes do Oceano. Os passageiros de segunda
classe e terceira classe eram colocados abaixo do convés principal, muitas vezes
em quartos apertados. Muitos eram imigrantes que esperam começar uma nova vida
na América.
Às 11:30 da manhã, os
passageiros da primeira classe são escoltados aos seus camarotes. Ao meio-dia em
10 de abril de 1912, o Titanic zarpa.O monstro de aço é puxado por vários
rebocadores para o oceano aberto.
Às 17:30, o Titanic
chega ao porto de Cherbourg, na França, para pegar mais passageiros. Por volta
das oito da noite, embarcam mais 274 passageiros adicionais e segue viagem
durante a noite para Queensland, na Irlanda. Às 11:30 do dia seguinte, mais 120
passageiros são embarcados.
A
uma e meia da tarde de 11 de abril de 1912, a âncora do Titanic ‘é levantada
para a sua viagem final. Mais uma vez vários rebocadores escoltam o navio para o
oceano aberto, onde ele segue em sua primeira viagem transatlântica até Nova
York.
Uma estimativa de 2.227
pessoas é a quantidade de pessoas a bordo do Titanic antes de seu desastre. Os
número exato de passageiros não são conhecidos devido a discrepâncias envolvendo
vários membros da tripulação e listas de passageiros.
A
história dos últimos dias de Titanic ‘no mar é lendária e, claro, seu naufrágio
é um dos mais cativantes e histórias trágicas dos tempos modernos.
Entre 11 de abril e 12,
o Titanic navegou 386 quilômetros de oceano aberto, o clima é calmo e
claro.
Entre Abril de 12 e 13,
o capitão decide aumentar sua velocidade, o que lhe permite cobrir 519
milhas náuticas. A tripulação começou a receber avisos de gelo, mas que era
esperado e não foi considerado incomum para abril.
No domingo, 14 de
abril, o Titanic começou a pegar avisos de iceberg mais frequentes, sendo
observados a partir de navios nas proximidades. Um aviso de iceberg do navio
Báltic é recebida, que informa existir grandes quantidades de gelo a cerca de
250 milhas à frente do Titanic. A mensagem é dada ao capitão Smith, que mais
tarde dá para Bruce Ismay que estava a bordo para sua viagem inaugural. Ele
coloca a mensagem no bolso.
Às cinco e meia da
tarde, o capitão altera ligeiramente o curso do navio, talvez para tentar evitar
o gelo.
Às sete e meia da
manhã, três mensagens de outros navios, sobre grandes icebergs são captados. As
mensagens são retransmitidas mais uma vez para o capitão do Titanic, que está
participando de um jantar. O gelo está agora a apenas 50 quilômetros à frente do
grande navio.
Às 21:20 da noite, o
capitão vai para o seu camarote, pedindo apenas para ser despertado, se
necessário.
Às 23:40, o Titanic
está se movendo a 20 nós. A temperatura do ar está baixíssima, em meio a um céu
sem nuvens. De repente, vigias do Titanic informam sobre um iceberg, elevando-se
entre 50 a 60 metros acima da água, a apenas 500 metros de
distância. Imediatamente, os sinos de alerta são tocadas e mensagens
transmitidas para a ponte de comando.
O
oficial Moody está na ponte no momento e reconhece o aviso. É a ordem de parar
os motores. As alavancas para fechar as portas estanques abaixo da linha d’água
são ativadas. O Titanic começa a virar, mas é tarde demais. O navio bate no
iceberg no lado estibordo do navio. Apenas 37 segundos se passaram desde o
momento do iceberg foi avistado.
O
TITANIC ESTÁ CONDENADO!
Em dez minutos, a água
subiu 14 metros acima da quilha. Os primeiros cinco compartimentos estão fazendo
água. O setor da caldeira número 6 é inundado rapidamente com oito metros de
água.
À
meia-noite o capitão pede e recebe uma avaliação da situação: O Titanic vai
afundar em no máximo uma hora e meia.
O
capitão pede que seja enviado um sinal de socorro. A posição do navio: 41 graus
46 minutos Norte e 50 graus 14 minutos Oeste.
A
meia noite e cinco minutos de 15 de abril de 1912, a Quadra de squash, 32 metros
acima da quilha, está inundada. Ordens são dadas para retirar as lonas que
cobrem os botes salva-vidas. A triste realidade da situação está começando a
tomar forma. Há apenas espaço suficiente para 1.178 passageiros nos botes, mas
há 2.227 pessoas a bordo.
Entre 00:15 e 02:17
horas da manhã, vários navios relatam ter ouvido os sinais d e SOS do
Titanic. Estes incluem o navio irmão do Titanic, o transatlântico Olympic, que
está a 500 quilômetros de distância. Seis navios, entre eles o Carpathia tentam
vir prestar assistência.
O cargueiro Carpathia
Por volta das 00:15, a
banda do navio começa a tocar música no salão de primeira classe. É um momento
famoso e, finalmente, surrealista!
O
primeiro bote é baixado, mas ele sai com 28 pessoas, mas tem capacidade para
armazenar 68.
O
embarque dos passageiros em botes salva-vidas logo degenera em caos. A maior
parte destes barcos saem do navio agonizante sem estar completamente carregado.
O pânico agora é total entre os passageiros e muitos começam a perceber a
situação desesperadora em que estão metidos. Enquanto isso o cargueiro Carpathia
se desloca a toda velocidade para tentar prestar assistência.
Às 02:10 horas da
manhã, com água a apenas dez metros abaixo do convés, o capitão Smith manda que
os homens no posto de comunicação deixem as suas funções e busquem se salvar.
Mas um deles, um homem chamado Phillips desobedece a ordem e continua a enviar
mensagens. Consta que a última mensagem foi enviada às 02:17 da
manhã.
O capitão
Smith
O
capitão finalmente se retira para a ponte, quando neste momento, parte do
Titanic mergulha debaixo d’água e o navio inicia a sua descida, longo e
solitário na escuridão. De 2.220 pessoas que reservaram a passagens, 1.500
morrem em consequência do afundamento, com 705 pessoas
sobrevivendo.
Existem centenas de
histórias individuais vinculados a este trágico acontecimento:
A
banda que tocou bravamente, enquanto o navio estava afundando em torno
deles.
Os bravos homens que
ordenaram a clássica ordem “mulheres e crianças primeiro” para os botes
salva-vidas, sabendo que eles próprios não seriam salvos.
O
capitão que estava destinado a ir para baixo com seu navio.
A
segunda terceira classe de passageiros, que foram bloqueados abaixo do convés,
enquanto para os passageiros da primeira classe não faltaram cuidad
os e
atenções.
Maridos e esposas, mães
e pais e suas crianças, que seria para sempre separadas pela morte.
Como resultado deste
afundamento, várias alterações profundas foram feitas na indústria de
transporte. Claro, o mais significativo foi o pronunciamento do inquérito
Britânico, onde ordenou que a partir daí haveria botes salva-vidas suficientes
para todos os passageiros a bordo de todos os navios da terra de sua
Majestade. Além disso, em abril de 1913, uma Patrulha do Gelo Internacional foi
estabelecido que, sob a direção da Guarda Costeira dos Estados Unidos para
guardar as rotas marítimas do Atlântico Norte.
A
trágica história do naufrágio do Titanic tornou-se lendária. Através de livros e
filmes, as gerações têm vindo a conhecer e entender seus últimos dias no mar. No
entanto, foi somente em 1985 quando o Dr. Robert Ballard, usando o estado da
arte da tecnologia submarina, finalmente descobriu o local de descanso deste
transatlântico de luxo.
A
busca para encontrar o Titanic foi feito por uma equipe de expedição conjunta
americano-francês. No papel, a estratégia parecia simples. Os franceses iriam
rebocar um dispositivo de sonar de profundidade e em um padrão de grade, sobre a
área geral do naufrágio até o navio ser encontrado.
Claro que, apesar do
tamanho imenso do Titanic, ela seria apenas um pontinho no vasto Oceano
Atlântico Norte. Então dias e semanas se passaram, e as dificuldades de um
dispositivo de reboque pesado, muitos quilômetros abaixo da superfície tornou-se
evidente.
Então, no início da
manhã de 01 de setembro de 1985, os operadores cansados de repente começaram a
ver alguma coisa.
DESTROÇOS!
Na verdade, a primeira
peça reconhecível foi uma das caldeiras do navio.
No entanto, os
cientistas e engenheiros a bordo sabiam que estavam perto. Continuaram a sua
pesquisa vigilante acima do fundo do oceano e logo pedaços maiores de destroços
começaram a aparecer. Eles estavam sobre o “campo de destroços”, uma seção do
fundo do oceano coberto com itens soltos do Titanic.
O
naufrágio principal ainda não tinha sido encontrado, mas ironicamente não foi a
tecnologia submarina que realmente localizou os destroços do navio principal,
mas um equipamento chamado ecobatímetro, já bem antiquado, que estava a bordo do
navio de pesquisas que fez a descoberta no dia seguinte. Com a localização exata
encontrada, um robô submarino foi baixado e imagens de vídeo do naufrágio foram
vistos pela primeira vez após décadas do seu afundamento.
A
expedição de 1985 terminou logo depois. Ballard retornou no ano seguinte para
realizar um estudo mais exaustivo dos destroços. Em 1986, um submersível
tripulado, chamado Alvin, seria usado para levar os homens para baixo e ver o
navio pela primeira vez “ao vivo e a cores”. Um veículo operado remotamente
penetrou mais profundamente no interior do navio.
Foto de um jornal da
época, mostrando o comitê do senado norte americano, criado para debater as
causas do desastre do Titanic
Descer 12.000 pés em um
submersível não é nenhum passeio! O tempo de viagem da superfície para o fundo é
de cerca de onze horas e meia. Ainda assim, usando a combinação de tecnologia e
equipamento submersível, uma impressionante variedade de imagens de informações
sobre o naufrágio já foram trazidos à tona para o mundo todo ver.
Outros, no entanto,
voltaram para o Titanic.
Durante as expedições
realizadas em 1987, 1993, 1994 e 1996, foram recuperados mais de 5.000 artefatos
do local do naufrágio. Esses artefatos foram cuidadosamente preservados e foram
colocados em exposição para o público em vários locais do mundo.
Há alguma controvérsia
raging sobre a recuperação desses artefatos.
Alguns, Bob Ballard
incluído, possuem a opinião que o Titanic é um cemitério e um memorial a todos
aqueles que morreram na noite de 15 de abril de 1912. Perturbando o local com a
remoção de artefatos, eles sentem que a santidade e a dignidade do Titanic está
sendo comprometida. Outros pensam que o naufrágio é um artefato da história e as
peças recuperadas apenas ajudam a educar as pessoas sobre a tragédia do
Titanic. Eles também afirmam que se não retirassem do mar esses artefatos , ao
longo do tempo eles vão desaparecer para sempre.
Independentemente da
sua posição sobre este assunto, certamente a história do Titanic será lembrada
por muito tempo.
Imagem
de parte da estrutura do Titanic, feita por modernos equipamentos de
rastreamento do solo marinho
Fonte:http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/search/label/14%20de%20abril%20de%201912
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