sábado, 25 de abril de 2015

Aumento na incidência de sintomas da Febre Chikungunya já preocupa autoridades de saúde em Quixadá


Aedes-aegypt
Cada vez mais pessoas tem dado entrada nas unidades de saúde do município de Quixadá, no Sertão Central do Estado, com sintomas característicos da febre chikungunya. A Secretaria de Saúde do município já demonstra preocupação com a situação e planeja enviar representantes para conceder entrevistas nas emissoras de rádio a partir da próxima semana para divulgar informações sobre prevenção e cuidados.
Sintomas
Embora o vírus da febre  chikungunya e o da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.
febrecikungunyaflickr07Na fase aguda da chikungunya , a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. De acordo com a Secretaria de Saúde de Quixadá, exames podem ser feitos no Centro de Imagens, localizado ao lado do Hospital Eudásio Barroso.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são geralmente indicados pelos médicos para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado tem sido visto como medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e até fisioterapia.
Prevenção
Não existe vacina contra febre chikungunya. A prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. As medidas são nos mesmos moldes de combate à dengue.
1d22dea379771850abc5f063f9cb4da3
Fonte: MonólitosPost

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.