sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Atrizes acusam suposto diretor por abuso sexual em teste para filme


Um teste para um filme resultou em caso de Polícia. Atrizes denunciaram o suposto diretor do longa-metragem por abuso sexual. Um Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado no 33º Distrito Policial (DP) e convertido em inquérito.

De acordo com as atrizes, o suposto diretor, identificado como Raphael Fyah, convidou o grupo para participar do teste do filme “Barra do Ceará”, que seria realizado em uma sala do Cuca Barra. O ensaio válido para escolha do elenco envolvia cenas de sexo e estupro. A encenação tinha a participação do próprio Raphael, que também atuaria no filme, com elas.

A aluna do curso de Teatro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Michelle Gandolphi, divulgou na manhã desta quarta-feira, 11, em sua conta no Facebook, o relato da amiga que participou do teste com Raphael e não foi identificada.

"Sou aluna do curso de teatro e fui contatada pelo Raphael Fyah no domingo passado, a respeito de um teste para um longa que ele mesmo escreveu o roteiro. Pediu o meu endereço de e-mail, para me enviar a cena do teste, que seria na terça seguinte no Cuca Barra. A cena do teste era uma cena de estupro", divulgou Michelle através da rede social.
Leia também

De acordo com o relato da estudante, a princípio, ela não desconfiou do teste, pois não tinha experiência com esse tipo de ensaio. Segundo o depoimento, se fosse aprovada, a atriz ganharia um cachê de R$ 3 mil.

"No dia seguinte, ele mesmo entrou em contato comigo para saber se eu estava estudando a cena e respondi que não tinha tido tempo, mas que iria estudar, ele também pediu que eu mesma levasse o figurino para o teste, que consistia numa saia um pouco curta e uma camiseta colada", diz o depoimento.

Conforme a mensagem divulgada por Michelle, o suposto diretor teria explicado à amiga um pouco do filme, avisado que haveria várias cenas de sexo e violência e que havia conversado com traficantes da Barra do Ceará, nos quais teriam concordado com as cenas na comunidade. No dia do teste, que teria sido realizado na terça-feira, 10, a universitária afirma que o rapaz pareceu solicito, mas estranhou algumas situações, como a falta de outros profissionais, visto que não havia equipe para filmar, nem a câmeras no local. "Com o passar do tempo ninguém chegou e ele me informou que quem faria a cena comigo seria ele".

Ainda de acordo com o depoimento, o homem teria pedido para ela tirar a calcinha e a camiseta. Conforme o relato, Raphael teria falado de forma tão natural e explicado como seria, que a estudante acabou confiando no rapaz e realizado a cena. A universitária conta que ele a colocou - vestida apenas com uma saia - de costas numa mesa, abaixado a calça e simulado uma penetração. "Fiz a cena como foi pedido, mesmo estando extremamente constrangida. Ao término da cena ficamos conversando, ele sempre agindo de forma muito natural, mas eu muito incomodada. Mas esse incômodo não passou e até agora ele continua; ainda mais com os inúmeros contatos que tive, assim que cheguei em casa, sobre diversas meninas dizendo que foram chamadas para o mesmo teste, mas dizendo que tudo parecia uma grande furada".

Polícia
O caso foi parar no 33º DP. De acordo com o titular da delegacia, Sidney Ribeiro, seis mulheres, que se disseram vítima de Raphael Fyah, procuraram o órgão para fazer a denúncia de abuso sexual.

Conforme o delegado, em 2010, algumas pessoas também procuraram a delegacia para registrar um B.O. contra Raphael por estelionato. "Depois do Carnaval, vamos ouvir as pessoas que estiveram com ele, outras atrizes. Pediremos imagens de câmeras de segurança do Cuca para saber se realmente ele entrou com nessa sala com as atrizes", disse Sidney Ribeiro ao O POVO Online.

O suposto diretor ainda não foi ouvido pela Polícia. De acordo com o delegado, ele pode ser chamado após o Carnaval.

Suposto diretor
Raphael Fyah usou o seu perfil no Facebook para falar sobre o caso. Segundo o rapaz, ele afirma ter sido vítima da própria inexperiência. "Esta seria minha primeira produção. Mas devido a minha inexperiência e amadorismo, acabei fazendo tudo errado! Peço novamente desculpas a todos aos atores e atrizes convidadas por todo esse mal entendido. Não foi minha intenção ofender ninguém. Gostaria de pedir desculpas formalmente", publicou ele na rede social.

Sobre a falta da equipe no dia do teste, Raphael comentou: "Duas pessoas que me ajudariam na produção do filme, uma estudante de cinema e um preparador de elenco, desistiram com o surgimento destes boatos".

De acordo com Fyah, ele procurou o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated) para realizar o filme com "devido suporte e da maneira correta".

Rede Cuca
A instituição divulgou uma nota oficial sobre o caso nesta quinta-feira, 12. A Rede Cuca esclarece que Raphael não é produtor da organização, mas aluno do curso de Produção Cultural e Organização de Eventos.

Abaixo a nota divulgada pela Rede Cuca:

"O jovem chegou a participar, como voluntário, do Festival Cuca Radical, como exercício prático de produção, mas sem vínculos empregatícios.

Raphael havia solicitado como qualquer outro jovem pode fazer, um espaço no Cuca Barra para apoio da produção de seu filme, sem mencionar qualquer teste.

Logo que a direção tomou conhecimento das denúncias que circularam pelo Facebook, constituiu uma comissão para apurar o caso e abriu processo administrativo. Raphael foi suspenso das suas atividades discentes, não podendo participar de qualquer atividade da Rede Cuca enquanto os fatos estiverem sendo investigados. A Rede Cuca está colaborando com as investigações policiais e prestando apoio psicológico e jurídico às jovens.

A Rede Cuca reforça que atua na proteção social dos jovens e repudia qualquer ato desta natureza, assim como uso indevido do nome da instituição."

Reunião
De acordo com uma atriz - que não quis ser identificada - nesta sexta-feira, 12, será realizada uma reunião com uma advogada e outras atrizes para discutir o caso. Ainda segunda ela, à tarde, está marcado um encontro no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated).
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, indique aos amigos.